ENTREVISTA COM JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA:

O PRINCÍPIO E A TRAVESSIA DO RIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.26.5-11

Palabras clave:

Entrevista, João Anzanello Carrascoza, Literatura , Literatura infanto-juvenil

Resumen

Trata-se de uma entrevista com João Anzanello Carrascoza, escritor da Literatura Brasileira contemporânea que escreve romances, contos e livros infantis, juvenis e adultos. A entrevista versa sobre o interesse do autor pela literatura infantil e juvenil e sobre as  especificidades que particularizam a Literatura infantil e a diferenciam da literatura juvenil e de literatura adulta, assim como o preconceito que circunda a literatura Infantil. A entrevista com o escritor João Anzanello Carrascoza traz reflexões interessantes sobre a literatura infantil e juvenil e a relação do autor com essa área. Carrascoza relata que começou a escrever para crianças quando foi convidado a contar histórias em uma escola infantil. Essa experiência o levou a criar sua primeira obra, "As flores do lado debaixo". É interessante observar como o contato direto com o público infantil pôde influenciar a produção literária, abrindo novas possibilidades criativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Ferreira Leal, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Letras, professora do Colegiado de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus de Paranavaí).

Citas

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. 2. ed. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 11.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução de Vera da Costa e Silva et al. 15 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 6 ed. São Paulo: Ática, 1994.

TODOROV, Tzvetan. O que pode a literatura? In: A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. p. 76.

Publicado

2024-10-16