LETRAMENTOS PLURAIS E AS (RE) INVENÇÃO DE SI:
NARRATIVAS DE RETIRANTES ALAGOANOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.26.171-197Palabras clave:
Letramentos Plurais, Retirantes, Saberes sociais, Produção de sentidoResumen
Este artigo teve como objetivo investigar os atravessamentos dos letramentos plurais no processo de (re)invenção de si. Adotou-se o método qualitativo de caráter descritivo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas narrativas e analisados por meio da técnica de análise temática proposta pela análise de conteúdo da Bardin. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa buscam constantemente a criação de caminhos plurais para a (re)invenção de si, seja por meio do conhecimento formal ou pelo compartilhamento de saberes locais, bem como identificam e apontam diferentes fenômenos e processos que têm repercussões em suas existências. Dentre eles, é possível citar o racismo, o sexismo e as barreiras sociais decorrentes da estrutura social de classes.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Máquina de fazer machos: gênero e práticas culturais, desafio para o encontro das diferenças. Campina Grande: EDUEPB, 2010. E-book.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019, 256p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 118p.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Tradução de Zuleide Alves Cardoso Cavalcante e Denise Maria Gurgel Lavallée. Natal/São Paulo: EDUFRN/ Paulus, 2010, 168p.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994, 167p.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software Iramuteq. Santa Catarina: Laboratório de Psicologia Social da Comunicação-UFSC, 2021.73p.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: Novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007, p.41-49.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, 288p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2019b, 144p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido.1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013, 336p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2019ª, 256p.
JANKS, Hilary. A importância do letramento crítico. Tradução de Mila Soares Souza Uberlândia, Revista Letras & Letras, v. 34, n. 1, p.15-27, jul., 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-1.
JANKS, Hilary. Panorama sobre letramento Crítico. Tradução de Dánie Marcelo de Jesus e Divanize Carbonieri. In: JESUS, Dánie Marcelo de. CARBONIERI, Divanize (Org.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2016, p.21-39.
KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Editora Ática, 1986, 144p.
KLEIMAN, Angela B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995, 296p.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010, 96p.
MOLLICA, Maria Cecilia. Fala, letramento e inclusão social. São Paulo: Editora Contexto, 2007, 128p.
RIBEIRO, Paula de Melo. Empreendedorismo de si e capitalização da vida: das engrenagens do tempo de produção à resistência do homem lento. Mnemosine, Rio de Janeiro, vol.14, n. 2, p. 139-160, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/download/41686/28955. Acesso em 09 out. 2023.
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. Letramento(s) histórico(s): uma proposta plural para o ensino e a aprendizagem de história. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 13, n. 2, jul.-dez., 2020. Doi: https://doi.org/10.22228/rt-f.v13i2.1061.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.) Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola, 2012. p.11-32.
SARAIVA, Luiz Alex Silva; CARRIERI, Alexandre de Pádua; SOARES, Ari de Souza. Territorialidade e identidade nas organizações: o caso do mercado central de Belo Horizonte. Revista de Administração MACKENZIE, São Paulo, v.15, n.2, p. 97-126, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/S1678-69712014000200005.
SASAKI, Karen. A contribuição da geografia humanística para a compreensão do conceito de identidade de lugar. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v.12. n. 22, p. 112-120, dez., 2010. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/1524. Acesso em: 14 set. 2023.
SILVA, Valdir Pierote; BARROS, Denise Dias. Método história oral de vida. REV. TER. OCUP, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 68-73, jan./abr. 2010. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p68-73.
SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019,128 p.
STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.240 p.