Igualdade e a diferença: o diálogo como princípio epistemológico na construção de uma educação intercultural

Autores/as

  • Adriel Paulo Scolari Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Consuelo Piaia Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.7.92-102

Resumen

A dualidade de sentidos e significados entre a diferença e igualdade, os desdobramentos e contradições geradas a partir dessa tensão que se reflete na vida cotidiana dos sujeitos sociais e suas subjetividades é o tema central deste texto. Parte-se da compreensão que a diferença traduzida pelas diversidades culturais, étnicas e de gênero encontradas em nossa sociedade ao longo dos tempos, se tornou critério de exclusão e inferioridade. Da mesma forma, a temática inclusão, tem se tornado um assunto recorrente nas mais diversas áreas da educação nacional e internacional, fonte de pesquisa e construção de saberes e atitudes. A padronização cultural semeia a diferença como inferioridade e exclusão, e a igualdade como normatização e normalização. Refletir e discutir esse tema implica no reconhecimento que a atribuição de valores e, portanto de classificação dos sujeitos pautados nos critérios de igualdade e diferença, faz parte da construção cultural fruto de processos históricos edificados nas relações de poder presentes no convívio social. A contemporaneidade aponta possibilidades de efetivação da igualdade e da diferença não traduzida na dualidade calcada na oposição de sentidos e representações, mas carregados de sentidos que se complementam e sustentam novas compreensões, atitudes e olhares perpassados por uma educação intercultural. A escola enquanto espaço de formação ontológica pode ser um desses espaços de desenvolvimento da humanidade e da construção de olhares múltiplos sobre e com o contexto complexo apresentado.

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Publicado

2020-10-14

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo