O faz-de-conta e as representações sociais: em quais elementos as crianças do meio rural ancoram-se para falar de suas brincadeiras?

Autores/as

  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Rosana Lopes Romero

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2012.1.1.134-156

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados do projeto de iniciação científica denominado ―Representações sociais presentes no faz-de-conta de crianças do meio rural‖ ainda vigente. Para tanto, analisamos dados coletados no ano de 2010 a partir de entrevistas com doze crianças de Santa Fé do Pirapó, sobre os temas e conteúdos de suas brincadeiras de faz-de-conta. Utilizamos como principal referência a Teoria das Representações sociais de Serge Moscovici. Os resultados principais apontaram que a brincadeira de faz-de-conta é permeada por diversas representações geradas por dois processos, (ancoragem e objetivação), mas que é viabilizada fisicamente por meio da objetivação.

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Publicado

2020-05-11

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo