A escola e a construção da inteligência
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.9.69-83Abstract
A educação é condição para o desenvolvimento do ser humano. Sem a educação não seria possível a construção das estruturas mentais que constituem os instrumentos de adaptação do indivíduo ao seu meio e que lhe possibilitam raciocinar com lógica e conquistar a autonomia moral. A escola, instituição encarregada de transmitir para as gerações mais jovens os conhecimentos, a cultura e as formas de comportamento socialmente valorizadas, é responsável por desenvolver a personalidade no que se refere à construção da inteligência e da moralidade e contribuir para a formação de cidadãos capazes de empreender transformações sociais e culturais. Mas estará a escola conseguindo executar bem suas funções? O presente artigo apresenta argumentos que justificam porque concebemos a escola como uma instituição que tem por finalidade contribuir para o pleno desenvolvimento da personalidade e para a constituição da cidadania, proporcionando formação geral e específica para a ocupação de um justo lugar na vida social que permita a todos e a todas participar ativamente da sociedade e da construção de um mundo melhor.