Concepções de escrita no livro didático de português do 4º ano do Ensino Fundamental

Authors

  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Luan Tarlau Balieiro Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.7.140-161

Abstract

Este artigo expõe as idiossincrasias das três concepções de escrita presentes no universo escolar, de forma específica na sala de aula: a escrita encarada como um dom, como a consequência de uma ação realizada em sala ou extraclasse e como um trabalho que tende a ser contínuo a fim de contemplar os processos de planejamento, execução, revisão e reescrita de um texto. Para tanto, analisou-se o modo de apresentação dessas concepções de escrita nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 4º ano do Ensino Fundamental, bem como o papel que o docente exerce no momento de arquitetar o saber do estudante e de conduzi-lo para a prática da produção textual nas propostas pedagógicas que almejam, sobretudo, a solidificação de redações em situações verídicas de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-10-14

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo