Leituras dramatizadas: uma experiência de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.7.162-172Abstract
O presente texto organiza reflexões, análises e experiências desenvolvidas em oficinas de livre leitura realizadas no projeto “Leituras Dramatizadas, o livro em cena”. O principal objetivo foi aproximar leitores ao livro impresso e despertar o prazer da leitura. Com o livro em mãos, ator principal a compartilhar espaço com novos leitores, as reuniões eram realizadas para desfrutar sabores de leituras diversas. Os autores usados nas oficinas foram de variadas modalidades e origens, e o livro impresso fez o papel de ator e de agente, ambos propiciadores de mudanças de comportamento e atitudes perante a vida, tanto pessoal quanto profissional. A proposta derivou da crença de que é possível contagiar os ouvintes por meio da sedução das leituras dramatizadas, ampliando concepções sobre as relações humanas e o conhecimento em geral. Para além de uma sala de aula tradicional, o projeto proporcionou inclusão social, à medida que exercitou habilidades de leitura em público e a formação de multiplicadores de forma lúdica, prazerosa e vivencial.