O IMAGINÁRIO COMO FONTE DE MOTIVAÇÃO PARA PRODUÇÃO DA ESCRITA LITERÁRIA NA ESCOLA:

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO CONTO DE TERROR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.26.198-225

Palavras-chave:

Sequência didática, Contos de terror, Literatura, Imaginário

Resumo

Este estudo traz uma proposta experimental de sequência didática genebrina do gênero conto de terror, desenvolvida em uma turma de 9º ano de uma escola municipal do Agreste pernambucano. Tratou-se, assim, de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como ponto de partida análises de símbolos oriundos do imaginário presentes em narrativas de terror estudadas em sala para, com isso, criar um ambiente de debates e reflexões propício para a produção escrita. Outrossim, as produções escritas dos estudantes serviram como corpus para as análises desenvolvidas, estas que apontam para resultados positivos na criação de um ambiente de reflexões, favorecendo a motivação para a produção de contos de terror.

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Biografia do Autor

João Batista da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras pela Universidade de Pernambuco – UPE.

Keila Roberta Torres Maciel, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras pela Universidade de Pernambuco – UPE.

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Líder do ITESI/ CNPq  - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas . Coordenador do Lali & TIC - Laboratório de Linguagens Tecnologias, Imaginário e Imaginação Criativa (UPE). 

 

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Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo