FORMAÇÃO BASEADA EM COMPETÊNCIAS:

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.26.12-37

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de línguas, Competência, Letramento Crítico, BNCC

Resumo

Neste artigo, procura-se identificar diferentes implicações pedagógicas subjacentes à formação baseada em competências que podem influenciar no processo de ensino-aprendizagem de línguas.  Metodologicamente, recorre-se à pesquisa bibliográfica e à análise qualitativa, mediante uso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam quatro implicações principais: mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes, renovação das estruturas e práticas pedagógicas, formação pautada na adaptação/ competitividade/empregabilidade e ênfase nos conhecimentos científicos em detrimento das humanidades. Tendo em vista essas implicações, conclui-se o estudo com uma discussão referente à construção e desenvolvimento de competências no processo de ensino-aprendizagem de línguas, sob uma perspectiva crítica, com base no aporte teórico do Letramento Crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

 

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Tornar-se professor de língua(s) na estrangeiridade domada. In: MENDES, Edleise.; CASTRO, Maria Lucia Souza. (org). Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas: Pontes Editores, 2008, p. 97-108.

ANDRÉ, Ana Rita Dias; RODRIGUES, Ana Cláudia. Competência: Conceito, Evolução e Desenvolvimento. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Competências no ensino-aprendizagem de línguas: pressupostos, práticas e reflexões. Campinas: Pontes, 2019. p. 43-66.

BARBOSA, Mellissa Moreira Figueiredo; COSTA, José Railson da Silva; BRUN, Milenna. Competência comunicativa e letramento crítico: formação de professores de língua estrangeira para a cidadania e inclusão social. A Cor Das Letras, 18(3), 2018, p. 54–66. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2082. Acesso em: 6 nov. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEHAR, Patrícia A. et al. Competências: conceito, elementos e recursos de suporte, mobilização e evolução. In: BEHAR, Patrícia A. (org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 20-41.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 6 nov. 2022.

BRONCKART, Joaquim; DOLZ, Jean-Paul. A noção de competência: qual é sua pertinência para o estado da aprendizagem das ações de linguagem? In: DOLZ, J.; OLLAGNIER, E. O enigma da competência em educação. Trad. Cláudia Schilling, Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 29-46.

CANALE, Michael; SWAIN, Merrill. Theoretical Bases of Communicative Approaches to Second Language Teaching and Testing. Applied Linguistics, 1, 1980, p. 1-47.

CARBONIERI, Divanize. Descolonizando o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize. (org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

CASSANY, Daniel. CASTELLÀ, Josep. M. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 2010, p. 353. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p353. Acesso em: 25 nov. 2022.

CHOMSKY, Noam. Aspects of the theory of syntax, Cambridge, Massachusets, The MIT Press, 1965.

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Competência comunicativa em línguas: a evolução dos conceitos e as matrizes teórico-metodológicas. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva (Org.) Competências no ensino-aprendizagem de línguas: pressupostos, práticas e reflexões, Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 67-92. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353192579_COMPETENCIA_COMUNICATIVA_EM_LINGUAS_A_EVOLUCAO_DOS_CONCEITOS_E_AS_MATRIZES_TEORICO-METODOLOGICAS. Acesso em: 25 nov. 2022.

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Desenvolvimento de pesquisas educacionais: implicações teórico-metodológicas, propostas e desafios da gestão de dados científicos. Revista Exitus, v. 12, n. 1, p. e022069, 2022. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1762. Acesso em: 16 nov. 2022.

CRUZ JÚNIOR, José Nilton; PEREIRA, Antonio Marcos. Você tem competência? Considerações em torno do conceito de competência nos estudos linguísticos. Revista Vozes dos Vales da UFVJM, Minas Gerais, nº 02 – Ano I – 2012, p. 1-12. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-ii/. Acesso em: 5 nov. 2022.

CUAHONTE BADILLO, Luis Carlos.; HERNÁNDEZ ROMERO, Gladys. Una interpretación socio-critica del enfoque educativo basado en competências. Perspectivas docentes, n. 57, 2015, p. 26-34. Disponível em: https://revistas.ujat.mx/index.php/perspectivas/article/view/1025. Acesso em: 18 nov. 2022.

GILIOLI, Eduardo Borba; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Relatório Jacques Delors e Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: orientações para o ensino da educação física. Revista Exitus, Pará, v. 4, n. 1, p. 59-77, 2014. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/ article/view/126/126. Acesso em: 10 nov. 2022.

GOUNARI, Panayota. Devolviéndole lo crítico al lenguaje: una agenda crítica en la pedagogía de los idiomas. Revista Educación y Pedagogía, vol. 20, n.51, 2011, p. 51–64. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9896. Acesso em: 10 nov. 2022.

HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena; GONÇALVES, Laurinete Paiva. Pedagogia das Competências e a formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Ano 1, 2009, p. 122-135. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23045/1/2009_art_fhoholandahfreres.pdfAcesso em: 10 nov. 2022.

HYMES, Dell. On Communicative competence. In: PRIDE, J. B.; HOLMES, J. Sociolinguistics: Selected readings. Harmondsworth, Inglaterra, Ringwood, Vic. Penguin, 1972, p. 269-293. Disponível em: http://wwwhomes.uni-bielefeld.de/sgramley/Hymes-2.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

MACHADO, Nilson José. Sobre a ideia de competência. In: PERRENOUD, Philippe et al. As competências para ensinar no Século XXI. São Paulo: Artmed, 2008, p. 137-155.

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; RABELO, Mauro Luiz. Avaliação educacional: a abordagem por competências. Avaliação, Campinas, v. 20, n. 2, 2015, p. 443-466. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v20n2/1414-4077-aval-20-02-00443.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.

PERRENOUD, Philippe et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos Professores e o desafio da Avaliação. Tradução de Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

REZER, Ricardo. Pedagogia das competências como princípio de organização curricular: “Efeitos Colaterais” para a educação superior. Revista Educação, v. 45, 2020, p. 1-25. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34008/html. Acesso em: 15 nov. 2022.

RICARDO, Elio Carlos. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 605-628. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/jhbTLVnkSMxDnWTyjxR37Ch/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 147 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102014-134348/publico/JOANA_PAULIN_ROMANOWSKI.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

SACRISTÁN, José Gimeno et al. Educar por competências: o que há de novo? tradução: Carlos Henrique Lucas Lima, Porto Alegre: Artmed, 2011.

SANT’ANA, Juscelino da Silva; MOURA, Gerson Araújo de; COSTA Cléria Maria. No rastro das competências: evolução de um construto teórico. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de (org.). Competências de aprendizes e professores de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2014, p. 249-265.

SILVA, Geraldo Emanuel de Abreu. Desenvolvimento do letramento crítico: possíveis caminhos a partir de contribuições da pedagogia crítica, da análise crítica do discurso e da exploração de inferências. 163 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/37354. Acesso em: 10 nov. 2022.

TAKAKI, Nara Hiroko. Contribuições de teorias recentes de Letramentos Críticos para inglês instrumental. RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 04, 2012, p. 971-996. https://doi.org/10.1590/S1984-63982012000400015. Acesso em: 13 nov. 2022.

TOBÓN, Sergio. Formación integral y competencias. Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación, Bogotá: ECOE, 2013.

WITTACZIK, Lidiane Soares. Ensino por competências: possibilidades e limitações. Atos de Pesquisa em Educação, v. 2, n. 1, p. 161-172, 2007. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/163. Acesso em: 6 nov. 2022.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo