FORMAÇÃO BASEADA EM COMPETÊNCIAS:
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.26.12-37Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de línguas, Competência, Letramento Crítico, BNCCResumo
Neste artigo, procura-se identificar diferentes implicações pedagógicas subjacentes à formação baseada em competências que podem influenciar no processo de ensino-aprendizagem de línguas. Metodologicamente, recorre-se à pesquisa bibliográfica e à análise qualitativa, mediante uso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam quatro implicações principais: mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes, renovação das estruturas e práticas pedagógicas, formação pautada na adaptação/ competitividade/empregabilidade e ênfase nos conhecimentos científicos em detrimento das humanidades. Tendo em vista essas implicações, conclui-se o estudo com uma discussão referente à construção e desenvolvimento de competências no processo de ensino-aprendizagem de línguas, sob uma perspectiva crítica, com base no aporte teórico do Letramento Crítico.
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