DISCURSOS SOBRE A “IDEOLOGIA DE GÊNERO” EM POSTAGENS DE DEPUTADOS FEDERAIS DO PSL NO INSTAGRAM

DA FORMAÇÃO DO OBJETO ÀS IMPLICAÇÕES NO ENSINO

Autores

  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rafael Danrley Barra de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.7-37

Resumo

Neste artigo, busca-se analisar como discursivamente a “ideologia de gênero” constitui-se em discursos políticos do Instagram, por meio de relações de saber-poder, e de que modo esses dizeres implicam nas políticas públicas e nas abordagens e debates sobre gênero e sexualidade no interior da escola. Para tanto, são analisadas quatro postagens na rede social Instagram de deputados federais que formam a base aliada do governo de Jair Bolsonaro, a saber:  Chris Tonietto (PSL/RJ), Carolina de Toni (PSL/SC), Soraya Manoto (PSL/ES) e Filipe Barros (PSL/PR). Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As análises apontam que a “ideologia de gênero” é construída como um objeto de discurso por meio de instâncias como a religião e a lei, as quais emolduram determinadas verdades, por meio de efeitos de saber-poder. Essas verdades, no funcionamento do discurso político na web, partem de grades de especificação que recortam a “ideologia de gênero” como uma prática predominantemente nociva para os valores familiares e, por isso, deve ser excluída do ambiente escolar. Além disso, foi possível averiguar que as relações de saber-poder, ancoradas na conexão entre religião e política, procuram governar moralmente os corpos e as sexualidades dos sujeitos em idade escolar.

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Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Rafael Danrley Barra de Menezes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) 

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo