SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES-TUTORES AOS SEUS (NÃO)SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.133-158

Palabras clave:

Docência universitária. Saberes profissionais. Saber didático-pedagógico. Problem-Based Learning

Resumen

Este artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que objetivou compreender quais são os saberes didático-pedagógicos mobilizados por tutores no método Problem-Based Learning (PBL) do curso de Engenharia de   Computação de uma universidade pública baiana. A seguinte questão subsidiou o   processo investigativo: qual repertório de saberes didáticos e pedagógicos são mobilizados por professores-tutores de uma universidade baiana no processo de mediação didática no método PBL? Os dados foram coletados por meio de casos de ensino e questionários aplicados a oito professores-tutores. Os resultados apontam   que os saberes dos participantes é frágil, pois a maioria diz não ter formação sobre esses aspectos, o que reverbera em exercício docente intuitivo no Ensino Superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Daiane Nunes Mascarenhas

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia (UEFS, 2006), Especialização em Educação Especial (UEFS, 2008), Mestre pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Doutorado pela UFBA (2015). Atualmente é docente na Universidade Estadual da Bahia, Campus V no colegiado de História. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, Didática e formação de professores; escolarização em enfermarias pediátricas e Educação Inclusiva. Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História, Campus V/UNEB. Pesquisadora no projeto Interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores, parceria interinstitucional UFPE/UNEB.

Publicado

2021-07-20

Cómo citar

MOREIRA, Jefferson da Silva; NUNES MASCARENHAS, Aline Daiane. SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES-TUTORES AOS SEUS (NÃO)SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 133–158, 2021. DOI: 10.33871/22386084.2021.10.19.133-158. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6652. Acesso em: 17 dic. 2025.