A jardinagem como prática artística e como instrumento de intervenção para a reocupação do espaço público

Autores

  • Gabriela Fiorin Rigotti FIMI / UniAnchieta
  • Filipe Noé da Silva Faculdades Integradas Maria Imaculada
  • Daniela Ferreira da Silva Faculdades Integradas Maria Imaculada

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.15.138-152

Resumo

Neste artigo, partindo da premissa de que o espaço interfere nas relações sociais, espera-se averiguar a proximidade entre o espaço urbano, a educação e as artes. Isso porque, quando há a possibilidade de se caminhar pelos lugares, tendo a real percepção do ambiente em que se vive, um olhar sensível ampliaria a possibilidade de transformação e a busca por melhorias através da arte. Por meio de exemplos de ação em arte-educação, serão apresentadas propostas para a transformação de espaços públicos, em especial os terrenos baldios, a partir do artivismo e da jardinagem como formas de expressão artística. Enfatiza-se, assim, a função da arte-educação e suas relações e influências com ambientes desprovidos de atividades culturais.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

RIGOTTI, Gabriela Fiorin; SILVA, Filipe Noé da; SILVA, Daniela Ferreira da. A jardinagem como prática artística e como instrumento de intervenção para a reocupação do espaço público. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 138–152, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2019.8.15.138-152. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6537. Acesso em: 15 dez. 2025.