Desafios da docência a partir da análise do filme “A Caça”

Autores

  • Verônica Pacheco Oliveira Azeredo Centro Universitário de Minas Gerais (UNILESTE)
  • Maria Luciana Brandão Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.14.194-210

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar os desafios da docência, a violência oculta e desvelada no contexto escolar e seu reflexo na coletividade por meio da análise do filme “A caça” (2012) do cineasta Vinterberg, e do viés teórico das obras dos autores Francois Dubet, “Sociologia da Experiência” e Danilo Martuccelli, “Gramáticas do Indivíduo”. Observou-se que, no âmbito das relações sociais, a violência física ou psíquica nem sempre é reconhecida pelo agressor como um ato injusto e de selvageria. Entretanto, é identificada pelo agredido como brutalidade irracional e fora da norma social. Além disso, a violência pode excluir o indivíduo da convivência social e levá-lo à estranheza da referência de seu papel social. Consequentemente passa a necessitar da compreensão de sua experiência social, dos vários suportes sociais e estratégias para romper o isolamento, recuperar os seus papeis sociais e se reintegrar socialmente.

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Publicado

2020-10-25

Como Citar

AZEREDO, Verônica Pacheco Oliveira; SILVA, Maria Luciana Brandão. Desafios da docência a partir da análise do filme “A Caça”. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 194–210, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2019.8.14.194-210. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6523. Acesso em: 15 dez. 2025.