“Homens das oficinas, das colônias, dos seringais – Não sabeis ler?”: A representação do analfabeto no Jornal o Acre no período de 1947

Autores

  • Adão Rogério Xavier Silva Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Andréa Maria Lopes Dantas Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Wilse da Silva Brito Filho Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.19-33

Resumo

O presente estudo tem por objetivo proporcionar uma interpretação dos fatos históricos através da análise da representação do analfabeto. Para tanto, utilizou-se como fonte de pesquisa o jornal O Acre, publicado no período de 1947, e buscou-se identificar: como o jornal O Acre representa o analfabeto? Em que perspectiva o termo analfabeto é usado? No tocando a metodologia utilizou-se da análise de conteúdo e da referência teórica da representação. Considerando as questões norteadoras do estudo aponta-se como resultado que, o jornal O Acre representou o analfabeto a partir de signos negativos; e a perspectiva empreendida ao termo analfabeto foi de propagandear a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

SILVA, Adão Rogério Xavier; DANTAS, Andréa Maria Lopes; FILHO, Wilse da Silva Brito. “Homens das oficinas, das colônias, dos seringais – Não sabeis ler?”: A representação do analfabeto no Jornal o Acre no período de 1947. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 19–33, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2018.7.13.19-33. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6518. Acesso em: 15 dez. 2025.