Uma visão dialógica para a compreensão dos enunciados espontâneos produzidos por um sujeito com Síndrome de Asperger

Autores

  • Aline Maria Pacífico Manfrim Universidade de Franca (UNIFRAN)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.12.179-201

Resumo

Este artigo toma como material de análise os discursos espontâneos produzidos por um aluno diagnosticado com Síndrome de Asperger (SA) e tem como objetivo identificar a que estes discursos respondem e como se delineia o processo interativo entre este sujeito e os interlocutores com os quais ele interage no contexto acadêmico que vivencia. Por meio de um percurso metodológico ancorado nos estudos bakhtinianos, os resultados sinalizaram que a dificuldade da aceitação dos mesmos como autores e o truncamento das relações interpessoais fazem com que os discursos produzidos pelo aluno evidenciem uma abertura ao diálogo voltado para a alteridade, percorrendo uma trajetória discursiva em busca de uma autoria.

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Publicado

2020-10-21

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo