A literatura na escola: uma abordagem a partir do pensamento de Antonio Candido

Autores

  • Manoel Freire Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Adelannia Dantas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.10.185-196

Resumo

A Literatura cumpre funções específicas na vida do homem, agindo direta ou indiretamente na sua formação intelectual, considerando aspectos tanto psicológicos quanto sociais. Nos ensaios “A literatura e a formação do homem” (1999) e “O direito à literatura” (2004), Antonio Candido afirma que a Literatura está ligada à formação do homem em todos os seus níveis. Partindo da função social abordada pelo estudioso, o presente trabalho tem por objetivo propor uma discussão sobre as proposições apresentadas por Candido em relação ao contato do indivíduo com a literatura, considerando a contribuição desta para a formação social do sujeito. Propõe-se aqui um estudo de caráter qualitativo, levando em consideração as particularidades presentes no sistema de ensino e as possíveis contribuições de Antonio Candido para o ensino de literatura.

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Publicado

2020-10-20

Como Citar

FREIRE, Manoel; DANTAS, Adelannia. A literatura na escola: uma abordagem a partir do pensamento de Antonio Candido. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 185–196, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2017.6.10.185-196. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6452. Acesso em: 15 dez. 2025.