A educação integral diante do novo paradigma: perspectivas e desafios

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Elza Rodrigues Barbosa Peixoto Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.10.197-216

Resumo

O propósito deste artigo é fazer uma reflexão sobre as possibilidades da Educação Integral diante de um cenário educacional fragmentado e fragmentador que requer ser urgentemente repensado. À luz da teoria da complexidade, analisou-se as concepções que sustentam a proposta da Educação Integral do programa Mais Educação, presente no PNE 2014, e como esse projeto se integra efetivamente às escolas. Para tanto, partimos de um breve resgate histórico das “escolas integrais”, chegando à proposta atual que vigora até 2020. Em seguida, trilhamos os caminhos das discussões teóricas pelo viés da complexidade para analisar discursivamente o Projeto Político Pedagógico de uma escola de tempo integral.

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Publicado

2020-10-20

Como Citar

PINHO, Maria José de; PEIXOTO, Elza Rodrigues Barbosa. A educação integral diante do novo paradigma: perspectivas e desafios. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 197–216, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2017.6.10.197-216. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6451. Acesso em: 15 dez. 2025.