Gênero e superdotação: um olhar para a representação feminina

Autores/as

  • Clarissa Maria Marques Ogeda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Ketilin Mayra Pedro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Miguel Cláudio Moriel Chacon Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.10.217-231

Resumen

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) apresentam habilidade acima da média, altos níveis de envolvimento com a tarefa e criatividade. Embora este fenômeno possa se manifestar no gênero masculino ou feminino, as pesquisas demonstram que o número de homens identificados como AH/SD é superior. Sendo assim, objetivamos revisar e analisar as produções acadêmicas, indexadas em bases de dados, que versavam sobre gênero no contexto das AH/SD. Os dados de pesquisa revelaram que há poucas produções nacionais que investiguem indivíduos do gênero feminino dentro da AH/SD, o que evidencia uma dificuldade na identificação de meninas AH/SD. Apontamos urgência de mais pesquisas que auxiliem na elucidação dos motivos pelos quais essa realidade ocorre e na quebra de paradigmas sexistas instaurados histórica e socialmente para que essas meninas deixem de ser negligenciadas.

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Publicado

2020-10-20

Cómo citar

OGEDA, Clarissa Maria Marques; PEDRO, Ketilin Mayra; CHACON, Miguel Cláudio Moriel. Gênero e superdotação: um olhar para a representação feminina. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 217–231, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2017.6.10.217-231. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6450. Acesso em: 15 dic. 2025.