Pesquisas sobre o professor iniciante no programa de pós-graduação em educação da UFSCar: o estado do conhecimento de 2000-2010

Autores

  • Renata Cristina da Cunha Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Monique Aparecida Voltarelli Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Cátia Silvana da Costa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2013.2.3.89-109

Resumo

O início da profissão docente se caracteriza como uma etapa única e de transição na vida dos professores iniciantes que, marcada por sentimentos como descoberta e sobrevivência, torna-se fundamental para o processo de tornar-se professor de profissão. O objetivo desse trabalho é levantar, caracterizar e analisar o estado do conhecimento sobre o professor em início de carreira, a partir das dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de “Formação de Professores e outros agentes educacionais” no período de 2000 a 2010. Para a materialização desse estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica das sete dissertações e cinco teses defendidas no programa nesse período. Para a análise de cada trabalho, consideramos os seguintes aspectos: questão de pesquisa, principais referenciais teórico-metodológicos, conceitos e autores, método e procedimentos metodológicos, ferramentas de coleta de dados e os principais resultados obtidos. As análises dos trabalhos os professores principiantes na profissão do PPGE/UFSCar indicam que no PPGE no referido período essa temática pode ser considerada tanto como emergente quanto recorrente a partir de 2005. O estudo também indica que as pesquisas sobre esta temática destacam, não apenas os problemas, mas também as contribuições dos resultados obtidos para a formação do professor iniciante.

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Publicado

2020-10-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo