O faz-de-conta e as representações sociais: em quais elementos as crianças do meio rural ancoram-se para falar de suas brincadeiras?
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2012.1.1.134-156Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados do projeto de iniciação científica denominado ―Representações sociais presentes no faz-de-conta de crianças do meio rural‖ ainda vigente. Para tanto, analisamos dados coletados no ano de 2010 a partir de entrevistas com doze crianças de Santa Fé do Pirapó, sobre os temas e conteúdos de suas brincadeiras de faz-de-conta. Utilizamos como principal referência a Teoria das Representações sociais de Serge Moscovici. Os resultados principais apontaram que a brincadeira de faz-de-conta é permeada por diversas representações geradas por dois processos, (ancoragem e objetivação), mas que é viabilizada fisicamente por meio da objetivação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
