AS RELAÇÕES DE PODER QUE PERMEIAM O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.145-161Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, TRABALHO, RELAÇÕES DE PODER, MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICOResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a educação e o trabalho, bem como as relações de poder que permeiam esses aspectos na sociedade capitalista. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, cujo referencial teórico é o Materialismo-Histórico-Dialético, no conceito do/a professor/a crítico/a-reflexivo/a, e se orienta pela perspectiva de ensinar além das letras, isto é, buscando formar o indivíduo mais atuante em sua sociedade. No entanto, questionamos: Como podemos formar o indivíduo crítico para “escapar” da situação de alienação e de desumanização que o capitalismo desenfreado causa? Assim, se faz necessária uma escola, uma educação e um/a educador/a que transformem o conhecimento científico em práticas pedagógicas, ou seja, que o sujeito se aproprie do conhecimento, e utilize-o para sair da condição de oprimido.