DISPOSITIVOS DE PODER NA MONOGAMIA:
UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE RELACIONAMENTOS HETEROSSEXUAIS NO INSTAGRAM
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.114-134Palavras-chave:
Discurso; monogamia; poder; instagram.Resumo
Este estudo analisa os dispositivos discursivos que sustentam a monogamia heterossexual a partir de conteúdos que circulam na rede social Instagram. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender como as plataformas digitais operam como espaços privilegiados de circulação de discursos monogâmicos. Com base nos conceitos foucaultianos de enunciado e formação discursiva, analisamos a articulação entre as formações discursivas de matrimônio, exclusividade, posse e hierarquização relacional da materialidade discursiva em circulação. As análises evidenciam que os discursos monogâmicos performam relações assimétricas de poder entre gêneros, consolidando a mulher em posição de subordinação por meio de mecanismos discursivos de controle e posse.
Downloads
Referências
BARASH, David; LIPTON, Judith Eve. O Mito da Monogamia. Tradução de Ryta Vinagre. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2022.
BUSS, David Michael. The evolution of desire: Strategies of Human Mating. New York: Basic Books, 1994.
ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Tradução de Leandro Konder. 2. ed. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2016.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: O uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque; revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque. 12. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2023a.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade III: O cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque; revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque. 10. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2023b.
HRDY, Sarah Blaffer. The woman that never evolved. Cambridge: Harvard University Press, 1999.
PECHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
VASALLO, Brigitte. O desafio poliamoroso. Por uma nova política dos afetos. 1. ed. São Paulo: Elefante, 2022.
VEYNE. Paul. História da vida privada: do império romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
