O Inferno, de Henri-Georges Clouzot
entre a montagem da estória, a montagem da história e a história da montagem
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8900Mots-clés :
Cinema, montagem, história, Henri-Georges Clouzot, O InfernoRésumé
O filme inacabado O inferno (L'enfer, França, Henri-Georges Clouzot,1964), e o documentário O inferno de Henri-Georges Clouzot (L'enfer d'Henri-Georges Clouzot, França, Serge Bromberg e Ruxandra Medrea, 2009) são nossos objetos de análise neste artigo, no qual examinamos estratégias de montagem cinematográfica por meio de sobreposição de imagens. Inspiradas na arte cinética e no cinema de vanguarda da década de 1920, as imagens mais marcantes do filme de Clouzot representam um indício experimental de como montar imagens em sobreposição pela perspectiva dos anos 1950, e foram objeto de reflexão no documentário de 2009, que buscou compreender o trágico processo criativo da obra. A partir dos dos relatos da equipe de Clouzot, de críticas e da análise prévia da pesquisadora Marion Schmid sobre o documentário, os objetivos deste artigo são destacar as estratégias de montagem como contribuição artística de viés experimental da obra inacabada de Clouzot, perceber seus reflexos na sofisticada narrativa de Bromberg e Medrea, além de comentar a importância do filme de Clouzot para a história da montagem cinematográfica.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Fábio. O Inferno de Henri-Georges Clouzot (L’enfer d’Henri-Georges Clouzot), de Serge Bromberg e Ruxana Medrea (França, 2009): Enfim, o inferno. Disponível em:
http://www.revistacinetica.com.br/lenferclouzot.htm. Acesso em 5 nov. 2020.
ART term: kinetic art. Disponível em: https://www.tate.org.uk/art/art-terms/k/kinetic-art. Acesso em 29 dez. 2020.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Film art: an introduction. Nova York: McGraw-Hill Education, 2013.
CÁNEPA, Laura Loguercio. Expressionismo alemão. MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006, p. 55-88.
CAÑIZAL, Eduardo Peñuela. Surrealismo. MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006, p. 143-158.
COLLECTION online: Victor Vasarely. Disponível em:
https://www.guggenheim.org/artwork/artist/victor-vasarely. Acesso em 30 dez. 2020.
DELORME, Stéphane. Les Cercles de l’enfer – sur L’Enfer d’Henri-Georges Clouzot. In: Cahiers du Cinéma, Novembro 2009 – n°650, p. 72-75.
ELES viram o inferno (Inferno). Direção: Pauline Richard. Paris: Losbster Films, 2009. 57 min., son., color.
KINETIC art. (sem autor). Disponível em:
https://www.guggenheim.org/artwork/movement/kinetic-art. Acesso em 28 dez. 2020.
MALINA, Frank J. (edit.). Kinetic art: theory and practice. Selections from the journal Leonardo. Nova York: Dover Publications, 1974.
MANEVY, Alfredo. Nouvelle Vague. MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2001.
O INFERNO de Henri-Georges Clouzot (L'enfer d'Henri-Georges Clouzot). Direção: Serge Bromberg e Ruxandra Medrea. Paris: Losbster Films, 2009. 95 min., son., color.
SARAIVA, Leandro. Montagem soviética. MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006, P. 109-142.
SCHMID, Marion. Henri-Georges Clouzot's L'Enfer: Modern cinema at the crossroads of the arts. In: Modern Language Review, vol. 109, no. 1 (Janeiro 2014), pp. 75-95. Disponível em:
https://doi.org/10.5699/modelangrevi.109.1.0075. Acesso em 29 out. 2020.
YUTAKA, Claudio. Entrevista concedida a AUTOR. São Paulo, 1-2 ago. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.