O Inferno, de Henri-Georges Clouzot
entre a montagem da estória, a montagem da história e a história da montagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8900Keywords:
Cinema, montagem, história, Henri-Georges Clouzot, O InfernoAbstract
O filme inacabado O inferno (L'enfer, França, Henri-Georges Clouzot,1964), e o documentário O inferno de Henri-Georges Clouzot (L'enfer d'Henri-Georges Clouzot, França, Serge Bromberg e Ruxandra Medrea, 2009) são nossos objetos de análise neste artigo, no qual examinamos estratégias de montagem cinematográfica por meio de sobreposição de imagens. Inspiradas na arte cinética e no cinema de vanguarda da década de 1920, as imagens mais marcantes do filme de Clouzot representam um indício experimental de como montar imagens em sobreposição pela perspectiva dos anos 1950, e foram objeto de reflexão no documentário de 2009, que buscou compreender o trágico processo criativo da obra. A partir dos dos relatos da equipe de Clouzot, de críticas e da análise prévia da pesquisadora Marion Schmid sobre o documentário, os objetivos deste artigo são destacar as estratégias de montagem como contribuição artística de viés experimental da obra inacabada de Clouzot, perceber seus reflexos na sofisticada narrativa de Bromberg e Medrea, além de comentar a importância do filme de Clouzot para a história da montagem cinematográfica.
Downloads
References
ANDRADE, Fábio. O Inferno de Henri-Georges Clouzot (L’enfer d’Henri-Georges Clouzot), de Serge Bromberg e Ruxana Medrea (França, 2009): Enfim, o inferno. Disponível em:
http://www.revistacinetica.com.br/lenferclouzot.htm. Acesso em 5 nov. 2020.
ART term: kinetic art. Disponível em: https://www.tate.org.uk/art/art-terms/k/kinetic-art. Acesso em 29 dez. 2020.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Film art: an introduction. Nova York: McGraw-Hill Education, 2013.
CÁNEPA, Laura Loguercio. Expressionismo alemão. MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006, p. 55-88.
CAÑIZAL, Eduardo Peñuela. Surrealismo. MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006, p. 143-158.
COLLECTION online: Victor Vasarely. Disponível em:
https://www.guggenheim.org/artwork/artist/victor-vasarely. Acesso em 30 dez. 2020.
DELORME, Stéphane. Les Cercles de l’enfer – sur L’Enfer d’Henri-Georges Clouzot. In: Cahiers du Cinéma, Novembro 2009 – n°650, p. 72-75.
ELES viram o inferno (Inferno). Direção: Pauline Richard. Paris: Losbster Films, 2009. 57 min., son., color.
KINETIC art. (sem autor). Disponível em:
https://www.guggenheim.org/artwork/movement/kinetic-art. Acesso em 28 dez. 2020.
MALINA, Frank J. (edit.). Kinetic art: theory and practice. Selections from the journal Leonardo. Nova York: Dover Publications, 1974.
MANEVY, Alfredo. Nouvelle Vague. MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2001.
O INFERNO de Henri-Georges Clouzot (L'enfer d'Henri-Georges Clouzot). Direção: Serge Bromberg e Ruxandra Medrea. Paris: Losbster Films, 2009. 95 min., son., color.
SARAIVA, Leandro. Montagem soviética. MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006, P. 109-142.
SCHMID, Marion. Henri-Georges Clouzot's L'Enfer: Modern cinema at the crossroads of the arts. In: Modern Language Review, vol. 109, no. 1 (Janeiro 2014), pp. 75-95. Disponível em:
https://doi.org/10.5699/modelangrevi.109.1.0075. Acesso em 29 out. 2020.
YUTAKA, Claudio. Entrevista concedida a AUTOR. São Paulo, 1-2 ago. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.