Identidade Profissional e Narrativas: a(s) voz(es) da(s) professora(s) da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9063

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de professores, Grupo de estudos, Linguagem matemática

Resumo

A partir da escrita deste artigo, objetivamos apresentar como foi a participação das professoras da Educação Infantil no IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações em aulas de Matemática (IX SHIAM) e como o referido Seminário trouxe subsídios para o desenvolvimento/construção da Identidade Profissional (IP) delas por meio da escrita narrativa. Para tal, trazemos as vozes das professoras da Educação Infantil por meio de suas narrativas referentes à participação nesse evento. Percebemos que o envolvimento foi significativo tanto para serem escutadas como professoras que desenvolvem habilidades matemáticas com as crianças como para conhecerem outras realidades. Todo esse processo, principalmente a forma reflexiva como construíram as narrativas, contribuiu para a construção/desenvolvimento da IP. Assim, percebemos a necessidade de repensar a forma de pesquisar, tendo uma postura insubordinada criativamente ao dar voz às professoras da Educação Infantil, reconhecendo seus saberes da prática como conhecimentos científicos e constituintes da IP.

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Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente