Entre(tecendo) movimentos da identidade profissional em um grupo de estudos com professores que ensinam Matemática: (re)construindo trajetórias de aprendizagem no campo da educação probabilística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9026

Palavras-chave:

Professores que Ensinam Matemática, Identidade Profissional, Trajetórias de Aprendizagem, Ensino de Probabilidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender como os movimentos da Identidade Profissional (IP) de Professores que Ensinam Matemática (PEM) se processaram à luz das Trajetórias de Aprendizagem construídas no âmbito de um grupo de estudos sobre Educação Probabilística. O design metodológico da Pesquisa-Formação realizada buscou criar um cenário de (re)construção narrativa das experiências pessoais e profissionais de 11 PEM atuantes em escolas públicas de Petrolina (PE). Apresentamos aqui as análises sobre os dados emergidos em um dos doze encontros formativos vivenciados. Elegeu-se um conjunto de pré-indicadores representativos da construção das Trajetórias de Aprendizagem, seguido da sistematização dos resultados por meio de seis indicadores, os quais fizeram evocar um Núcleo de Significação como materialização dessas aprendizagens. Conclui-se que o presente estudo evocou discussões candentes do/no campo da Formação de PEM, ampliando o debate e lançando luzes para novas compreensões sobre a(s) sua(s) IP, sob a ótica dos estudos em Educação Probabilística.

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Referências

Fontes

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Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente