Vulnerabilidade, agência profissional e colaboração: estudo de caso entre professoras de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.8976

Palavras-chave:

Identidade profissional Docente, Vulnerabilidade, Agência profissional, Colaboração

Resumo

Neste artigo, discutimos um caso que envolve duas professoras de Matemática que trabalham juntas na mesma rede municipal de ensino, há mais de duas décadas, e que colaboram em diversas atividades, há, aproximadamente, 15 anos. Através do relato de uma delas, referente à sua perspectiva sobre a experiência com sua colega de profissão, buscamos refletir acerca das dimensões de vulnerabilidade e de agência profissional. Estes aspectos são essenciais para o desenvolvimento da identidade profissional docente, conforme analisado por Cyrino (2017). Além disso, a narrativa em questão também nos conduziu a ponderar sobre a relevância da colaboração entre professores de Matemática e seu impacto significativo em suas identidades profissionais.

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Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente