A trajetória profissional como constituinte do saber-ser e saber-fazer dos professores formadores de um curso de licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.8954Palavras-chave:
Formador de professores de Matemática, Identidade docente, Saberes docentesResumo
Neste texto, recorte de uma pesquisa de doutoramento realizada em um Programa de Educação, objetivamos discutir a construção da identidade docente, os saberes necessários à profissão e à trajetória profissional como constituinte do saber-ser e saber-fazer de nove professores formadores de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública. De abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a produção de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados interpretados por meio da análise de conteúdo sob a perspectiva teórica da área de formação de professores evidenciaram que, no decorrer das trajetórias, a cada experiência vivenciada, o sujeito se constitui professor. Embora a formação docente seja uma tarefa complexa e multifacetada, que requer o envolvimento do sujeito-docente como ator/autor de sua formação, reconhecemos a identidade e os saberes envolvidos no ser-fazer docente.
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Referências
Fontes
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