Identidade Profissional e Narrativas: a(s) voz(es) da(s) professora(s) da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9063Palavras-chave:
Educação Infantil, Formação de professores, Grupo de estudos, Linguagem matemáticaResumo
A partir da escrita deste artigo, objetivamos apresentar como foi a participação das professoras da Educação Infantil no IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações em aulas de Matemática (IX SHIAM) e como o referido Seminário trouxe subsídios para o desenvolvimento/construção da Identidade Profissional (IP) delas por meio da escrita narrativa. Para tal, trazemos as vozes das professoras da Educação Infantil por meio de suas narrativas referentes à participação nesse evento. Percebemos que o envolvimento foi significativo tanto para serem escutadas como professoras que desenvolvem habilidades matemáticas com as crianças como para conhecerem outras realidades. Todo esse processo, principalmente a forma reflexiva como construíram as narrativas, contribuiu para a construção/desenvolvimento da IP. Assim, percebemos a necessidade de repensar a forma de pesquisar, tendo uma postura insubordinada criativamente ao dar voz às professoras da Educação Infantil, reconhecendo seus saberes da prática como conhecimentos científicos e constituintes da IP.
Downloads
Referências
BIKLEN, Sari Knopp; BOGDAN, Roberto. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos: Porto Editora, 1994.
CLANDININ, Jean. Handbook of narrative inquiry: mapping a methodology. London: Sage, 2007.
CLANDININ, Jean; CONELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiência e História em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Identidade Profissional de (futuros) Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, p. 699-712, 2017.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Mathematics teachers’ professional identity y development in communities of practice: reifications of proportional reasoning teaching. Bolema, v. 30, n. 54, p. 165-187, 2016.
D’AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Trajetórias profissionais de educadoras Matemáticas. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
DE PAULA, Enio Freire; CYRINO, Márcia Cristina Trindade de Costa. Identidade profissional de professores que ensinam Matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetike, v. 25, n. 1, p. 27-45, 2017.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; CAÑETE, Lílian Sipoli Carneiro. A escrita do diário de bordo e as possibilidades da reflexão crítica sobre a prática docente. In: LACERDA, Mitsi Pinheiro de (Org.). A escrita inscrita na formação docente. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009, p. 17-36.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 2018.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.
FLORES, José Ignacio Rivas et al. Narrativa e Educação em uma perspectiva decolonial. In: MELO, Alessandro de; FLORES, José Ignacio Rivas. Pesquisa Narrativa: teoria, práticas e transformação educativa. Curitiba: Appris Editora, 2022, p. 43-64.
GRANDO, Regina Célia. A produção escrita e sistemática: as professoras como protagonistas da pesquisa. In: NACARATO, Adair Mendes; GRANDO, Regina Célia; SILVA, Vivian Batista da (Orgs.). Nos bastidores de uma escola pública: tecendo vozes dos autores... revelando cenas, produzindo olhares. Campinas: Mercado das Letras, 2012, p. 73-91.
JOSSO, Marie- Christine. Experiência de vida e formação. São Paulo: Paulus, 2010.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009.
NACARATO, Adair Mendes. Narrar a experiência docente... um processor de (auto)formação. In: GRANDO, Regina Célia; TORICELLI, Luana; NACARATO, Adair Mendes (Orgs.). De professora para professora: conversas sobre IniciAção Matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008, p. 143-159.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Formação como um continuum: a escrita de professores. In: PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion et al (Orgs.). Processos de formação de professores: narrativas, grupo colaborativo e mentoria. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p. 37-67.
SANTOS, Raquel Soares do. A matemática na/da educação infantil: um estado da arte das publicações brasileiras. 229f. Mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
IX SHIAM. Anais... Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. 18 fev. 2024. Disponível em: https://bit.ly/3TfeptG. Acesso em: 04 set. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carla Mariana Rocha Brittes da Silva, Roberta Schnorr Buehring
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.