Chamada para Dossiê - Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares

2024-10-03
ATENÇÃO!   Em 2025, a Revista NUPEM publicará o Dossiê "Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares”.   O objetivo é publicar trabalhos com temas ligados às políticas afirmativas, internacionalização, acesso aberto, avaliação e gestão, culturas universitárias, currículos, práticas pedagógicas, trajetórias acadêmicas, tecnologias educacionais e digitais, saúde e qualidade de vida na universidade, entre outros.   Assim, se você pesquisa ou conhece alguém que pesquisa essas temáticas, fique atento(a) e compartilhe essa informação.   Abaixo, mais informações sobre prazos e temática.   Vale lembrar que a revista NUPEM continua recebendo artigos em fluxo contínuo.   Grato pela atenção!

 

Dossiê 1 - Universidade e Sociedade: abordagens interdisciplinares

Submissão: 12 de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025
Publicação: v. 17, n. 41, maio/ago. 2025
Orgs: Fernando José Martins (Unioeste), Maria Thereza Ávila Dantas Coelho (UFBA) e Daniela Perrotta (UBA)
  

A universidade é uma instituição secular, de relevância social, política e cultural, que promove o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. A própria história da instituição é densa no meio acadêmico e sua atuação social se dá através de práticas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, envolvendo vários aspectos. O presente dossiê pretende fomentar o debate de questões que, de forma interdisciplinar, se relacionam com a universidade. Espera-se contribuir para a inovação de suas práticas e para o incremento de políticas para educação superior, sempre em movimento.

Serão priorizados aqui temas ligados às políticas afirmativas, internacionalização, acesso aberto, avaliação e gestão, culturas universitárias, currículos, práticas pedagógicas, trajetórias acadêmicas, tecnologias educacionais e digitais, saúde e qualidade de vida na universidade. Serão também contemplados olhares sobre a interdisciplinaridade, a história e os modelos das diversas universidades, nacionais e estrangeiras. Esses temas poderão ser abordados através de perspectivas teóricas e reflexões sobre ações e experiências. O dossiê se propõe, então, a propiciar uma leitura das teorias e práticas da educação superior nas mais diferentes abordagens, em suas articulações com a sociedade e outros níveis da educação.