Aportes a um processo colaborativo de criação musical
criação de performances a partir de livre improvisação - vias de acesso a um corpo improvisador
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8158Palavras-chave:
processos colaborativos de criação musical, música e subjetividade, improvisação livreResumo
Este artigo reflete sobre experiências em improvisação e criação musical a partir de provocações da subjetividade, reportando-se a experiências e ideias provindas de áreas diversas, entre elas a improvisação livre, técnicas teatrais de improvisação e preparação do ator, e aportes da dança e das artes do corpo. Parte também de minha prática como artista-pesquisador-docente, na investigação de processos de criação coletiva-colaborativa. Reporta algumas dessas experiências, no plano de seus procedimentos, da recepção das mesmas pelo público e do registro pessoal dos artistas participantes, propondo uma prática musical aberta, que enquanto investe no mergulho intuitivo do corpo, da voz e dos instrumentos no espaço, promove a consciência de processo no grupo, configurando-se portanto e também, como uma investigação sobre a pedagogia dos processos criativos coletivos e colaborativos. Esses processos híbridos de criação musical agem através dos corpos que se colocam em estado de jogo. Corpo, presença, som, voz, espaço, gesto, movimento guiam o caminho pelo qual memórias, sensações, emoções, afetos, sentimentos, imagens, ideias encontram forma na efemeridade da improvisação. É necessário o envolvimento total do corpo/sujeito para que isso aconteça. O público é parte integrante e fundamental da proposta, pois se trata de comunicação da presença e do instante.
Palavras-chave: processos colaborativos de criação musical; música e subjetividade; improvisação livre; música e hibridismo.
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