v. 12 n. 2 (2020): Revista O Mosaico nº 19 (jul./dez.)

					Visualizar v. 12 n. 2 (2020): Revista O Mosaico nº 19 (jul./dez.)
Publicado: 29-10-2020

Resenhas

  • CINEMA, MODA E FIGURINO

    Helio Ricardo Sauthier
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3563
  • Ensaios Sobre Letras, Linguí­stica e Artes: a importância de coletâneas hí­bridas

    Erika Kraychete Alves
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3549
  • RESISTÊNCIA DE UM CURRÍCULO HISTÓRICO DA DANÇA

    Everson Luiz Oliveira Motta
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3580
  • ARTE PARA ENCARAR O MEDO: VISUALIDADES DIGITAIS EM TEMPO DE CONFINAMENTO

    Karine Cristina Pfütz
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3662

SEÇÃO - ENTREVISTAS

  • Um Deus assassino de si mesmo - Ars bellicorum de Enrique Andrade.

    Vinicius Gomes Pascoal
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3226

SEÇÃO-TRADUÇÕES

  • O verbete "Danse" na Encyclopédie de Diderot e D'Alembert

    Izis Dellatre Bonfim Tomass
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3676

Eixo 1

  • Arte-mediação: uma pedagogia da diversalidade para pensar o ensino de Arte

    Kelly Queiroz dos Santos, Marcos Antônio Bessa-Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3660
  • PRELÚDIO, FUGA E RITORNELLO: A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA EM DISCUSSÃO

    Camile Tatiane de Oliveira Pinto, Ana Paula Peters
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3668
  • Grotowski dentro da escola pública: O trabalho com não atores a partir da pedagogia para o ator.

    Cleyton Alves
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3121
  • POR UMA ESCOLA SEM LGBTIFOBIA: PROPOSTA TEATRAL DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    Guaraci da Silva Lopes Martins, Claudemar Pedroso Lopes
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3167
  • A respiração no trabalho do ator: um estudo a partir da experiência com atores do grupo de teatro estudantil Rave Theatre

    Larissa Merlo, Elvira Fazzini da Silva
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3641
  • CORAL INFANTIL AQUARELA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DE CANTO CORAL INFANTIL NA CIDADE DE QUATRO BARRAS (PR)

    Caroline Karasinski Barros, Solange Maranho Gomes
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3329
  • A ABORDAGEM SOMÁTICA DO MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO CORPORAL: BREVE ANÁLISE DE PRÁTICAS CORPORAIS EM UMA MONTAGEM TEATRAL REALIZADA EM CONTEXTO ACADÊMICO

    Amanda Pedrotti, Marcia Berselli
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3468
  • CINEMA, EDUCAÇÃO E AFETO NA FLORESTA: PROCESSO DE REALIZAÇÃO DO FILME KíWÉRA COM O POVO MARAGUÁ – AMAZÔNIA

    Flora e Silva Suzuki
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3673
  • ARTE CONTEMPORÂNEA E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS-BRINQUEDOS: UMA VIVÊNCIA COM OS (IN)UTENSÍLIOS DE HÉLIO LEITES NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

    Thalia Mendes Mendes Rocha, Regina Ridão Ridão Ribeiro dePaula, João Paulo Paulo Baliscei
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3527
  • DESIDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO: PERFORMATIZANDO A LISTA DE PRESENÇA.

    Nicholas Gomes Viana de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3663

EIXO 2

  • CONSTRUÇÕES, DELINEAMENTOS E DIÁLOGOS ENTRE O CORPO NA DANÇA E NAS ARTES VISUAIS

    Monica Schreiber
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3640
  • CORPO, POESIA, PRECARIEDADE: ABORDAGENS EXPERIMENTAIS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM PERFORMANCE

    Leonardo Ferreira Santos
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3672
  • O CORPO E SUA AUSÊNCIA NA VIDEOVIGILÂNCIA

    Livia Zafanelli
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3511
  • DIFERENTE DA COR DO BREU: ORGANIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CORPO EM CENA

    Leandro de Ávila
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3675
  • REUNINDO MEMÓRIAS AFETIVAS E O PROCESSO CRIATIVO

    Perci Cristina Klug Lima
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3535
  • BIOTECNOMA: ESCRITAS PERFORMATIVAS

    Raimundo Kleberson de Oliveira Benicio
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3396
  • O FIGURINO COMO LUGAR-TEXTURA-AMBIENTAÇÃO DA CENA

    Vinícius Augusto Précoma, Amabilis de Jesus da Silva
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3462
  • A(MORte)ce – Reflexões Sobre a Imprevisibilidade como Geradora de Afetos e Afecções

    Ana Luiza Filimberti
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3661
  • AURITA: UMA PERSONA DESPROVIDA DE OBRA

    Pamela Dutra Dantas, Naira Ciotti
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3667

EIXO 3

  • Ciclos Repère: História, funcionamento e possí­veis intersecções com os processos coletivos e colaborativos no Brasil

    Vinicius Medeiros dos Santos, Luciana Paula Castilho Barone
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3674
  • DAS PALAVRAS AO CORPO EM MOVIMENTO: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA

    Israel Fernandes Becker
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3456
  • A vanguarda interativa e a escrita de Hélio Oiticica

    Giovane Sgarbossa Mossambani
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3347
  • DIREÇÃO DE ARTE E PERSONAGEM EM CINEMA: PERSPECTIVAS TRANSPOSITIVAS DIALÓGICAS À ATORIALIDADE

    Ricardo Di Carlo Ferreira, Michelle Aline Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3524
  • O Hibridismo do grupo "Selvática Ações Artí­sticas" como caracterí­stica da pós-modernidade no teatro pós-dramático.

    Bernardo Davi Schaffer
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3649
  • DA VIDEODANÇA À VIDEODANÇA NARRATIVA: UMA ANÁLISE DO FILME STRANGE FISH DA COMPANHIA DV8

    Renan de Lima Turci
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3650
  • IMAGEM-CORPO-FRIDA: NAS (CO)INCIDÊNCIAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA

    Crystian Danny da Silva Castro, Lutiere Dalla Valle
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3653
  • Surrealismo e Arte Visionária: Duas Abordagens do Inconsciente na Pintura

    Lucas Fier
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3654
  • Escuta Corporal: A relação dança-música no Sapateado Americano

    Victória Ferreira Napoli
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3665
  • HOMOEROTISMO NO CINEMA LATINO-AMERICANO

    Douglas Carvalho Santos
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3669
  • A Classe Roceira (Berenice Mendes, 1985): imagens da luta pela reforma agrária no Paraná

    Luciane Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3671

EIXO 4

  • O grotesco como categoria estética: discussões conceituais

    Francisco Carlos Costa Filho
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3189
  • Tragédia e espectador: um estudo a partir da visão de Nietzsche sobre a relevância da dramaturgia trágica sofocliana para o espectador grego

    Letícia Merlo, Angelo José Sangiovanni
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3600

EIXO 5