Instant Creativity or the Sounding Line of Life
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8109Palavras-chave:
Richard Barrett, improvisação livre, ação política, educação musicalResumo
Entrevista com Richard Barrett.
Por: César Marino Villavicencio Grossmann
Pesquisador Colaborador, Escola de Ciências, Artes e Humanidade, USP.
A entrevista com o compositor e improvisador galês Richard Barrett busca explorar a sua multifacetada experiência nos campos da música, educação, filosofia e política. De fato, o pensamento de Barrett nos rende uma rica dimensão composta por um amplo poder criativo que reúne todos esses campos em seu pensamento e criações artísticas. Particularmente interessante para o presente dossiê da revista Mosaico é sua visão da improvisação como um método de composição no lugar de uma forma oposta de criação musical formal. Também, a entrevista visa trazer à luz o multifacetado pensamento de Barrett sobre a improvisação livre, como por exemplo, a iniciativa expressa em seu recente livro intitulado Music of Possibility que revela caminhos intermediários entre a composição notada e a improvisação livre, referida por ele como “seeded improvisation”. No aspecto da educação, Richard revela o impacto de suas ousadas iniciativas no Real Conservatório de Haia, Holanda, que propõem uma gradativa dissolução da divisão curricular da instituição em diferentes departamentos. Como linha da vida desta entrevista, teremos a constate e pulsante preocupação do compositor com a situação política e social mundial e sua visão de como isto influencia a sociedade e arte de forma geral.
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