A influência do timbre instrumental na percepção de melodias tonais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8209

Palabras clave:

Timbre instrumental, Percepção melódica, Concentração na escuta, Teoria do Fluxo, Percepção Musical

Resumen

Este texto é parte de uma pesquisa de Mestrado em Música, cujo objetivo foi investigar se o timbre do instrumento principal de estudantes de música facilita a percepção melódica (tonal), utilizando como parâmetro a observação do estado de concentração, sob a ótica da Teoria do Fluxo. Com abordagem qualitativa, a pesquisa teve como sujeitos 17 alunos de três conservatórios públicos de música do Paraná. Eles fizeram exercícios de percepção melódica gravados com o seu timbre instrumental (TIP) e com outros timbres (OTI), e preencheram a escala DFS-2, que auxiliou na verificação da relação com a concentração. Os resultados, embora não generalizantes, apontam que o TIP pode gerar facilidade na percepção de melodias tonais e uma maior, melhor e mais contínua concentração na escuta em direção ao Fluxo. As contribuições destes resultados possibilitam estudantes e professores de música a dialogarem com mais embasamento sobre o uso da diversidade timbrística no processo de desenvolvimento da escuta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jessé Meier de Andrade, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jessé Meier de Andrade é Mestre em Música pela Universidade Estadual do Paraná/Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Pós-graduado em Educação Musical pelo CENSUPEG e Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como professor colaborador de disciplinas teórico musicais na Universidade Estadual de Ponta Grossa e no Conservatório Maestro Paulino de Ponta Grossa – PR.

Cristiane Hatsue Vital Otutumi, Universidade Estadual do Paraná/Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Cristiane Hatsue Vital Otutumi é Doutora e Mestre em Música com foco no ensino da Percepção Musical, bacharel em música popular e especialista em Arteterapia. Desde 2003 atua no ensino superior em disciplinas ligadas à Percepção e Educação Musical. É professora na Universidade Estadual do Paraná UNESPAR/EMBAP e vice-líder do grupo de pesquisa Epistemologias e Práticas em Educação Musical EPEM.

Citas

ANDRADE, Jessé Meier de. Seu instrumento musical pode facilitar a percepção de melodias? A influência do timbre instrumental e a Teoria do Fluxo na percepção musical. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Estadual do Paraná, Curitiba PR, 2021.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Experiência do fluxo na prática e aprendizagem musical. Música em Perspectiva, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2008.

________________________. Crenças de autoeficácia e teoria do fluxo na prática, ensino e aprendizagem musical. Percepta - Revista de Cognição Musical, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 55-66, novembro 2013. ISSN 2318-891X.

BADDELEY, Allan; EYSENCK, Michael; ANDERSON, Michael. Memory. 3ª. ed. Hove/Nova Iorque: Psychology Press, 2020. ISBN 978-0-429-44964-2.

BIGAND, Eduardo. Ouvido afinado. Revista Viver Mente e Cérebro, v. 14, p. 58-63, 2005.

BREGMAN, Albert. Auditory scene analysis: The perceptual organization of sound. Cambridge: MIT Press, 1990.

CAREGNATO, Caroline. Memorização, Percepção Musical e Cognição. Revista Vórtex, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 1-19, 2017.

CORREIA, Samantha de Souza Costa et al. Long Dispositional Flow Scale (DFS-2) General: Adaptation to and Validation for Brazilian Portuguese. Trends in Psychology, v. 28, p. 419-436, September 2020. Disponivel em: <https://doi.org/10.1007/s43076-020-00028-0>. Acesso em: 24 Janeiro 2021.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihalyi. A psicologia da felicidade. São Paulo: Saraiva, 1992.

___________________________. A descoberta do fluxo: Psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

___________________________. Beyond, Boredom and Anxiety: experiencing flow in work and play. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

___________________________. Flow: the psychology of optimal experience. New York: Harper Perennial Modern Classics, 2008.

CUSTODERO, Lori Almeida. Buscando desafios, encontrando habilidades: a experiência do fluxo e a educação musical. In: ILARI, B. S. Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006. Cap. 11, p. 454.

DEUTSCH, Diana. The Psychology of Music. 3ª. ed. San Diego: Academic Press, 2013.

ENGELMANN, Arno. A psicologia da Gestalt e a Ciência Empírica Contemporânea.. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, jan-abr 2002. 01-16.

GIBBS, Raymond. W. Jr. Enbodiment and cognitive science. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

GODINHO, José Carlos. O corpo na aprendizagem e na representação mental da música. In: ILARI, B. S. Em busca da mente musical: ensaios sobre processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006. p. 454.

GOMES, Simone Salvador. Quando o jogo flui: uma investigação sobre a Teoria do Fluxo no voleibol (Dissertação de Mestrado). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora - Programa de Pós Graduação em Educação Física, 2010.

GONZÁLEZ, Mónica Balo; CASTRO, Pilar Lago; BARRANCO, Luis Ponce de León. La diversidad tímbrica en el dictado musical a dos voces como estrategia para. Revista Electrónica de Música en la Educación, v. 36, p. 1-16, Dezembro 2015. ISSN 1575-9563. Disponivel em: <http://musica.rediris.es/leeme>. Acesso em: 11 dezembro 2020.

HALPERN, Andrea; MÜLLENSIEFEN, Daniel. Effects of timbre and tempo change on memory for music. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 61, n. 9, p. 1371-1384, 2007.

HINTON, Dallas Elton. The effect of different musical timbres on students identification of melodic intervals. Vancouver: (Tesis Doctoral) Educational Research Institute of British Columbia, 1982. Disponivel em: <http://eric.ed.gov/?id=ED220380>. Acesso em: 10 dezembro 2020.

JACKSON, Suzan; EKLUND, Robert. The flow scales manual. Morgantown: Fitness Information Technology, 2004.

JAMIESON, Susan. Likert scales: how to (ab)use them. Medical Education, v. 38, n. 12, p. 1217-1218, 2004. Disponivel em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.474.608&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 16 fevereiro 2021.

KAMEI, Helder Hiroki. Flow: o que é isso? Um estudo psicológico sobre experiências ótimas de fluxo na consciência, sob a perspectiva da Psicologia Positiva. Dissertação (Mestrado em Psicologia da USP). São Paulo, p. 345. 2010.

KELLER, Johannes; LANDHÄUBER, Anne. The Flow Model Revisited. In: ENGESER, Stefan. Advances in Flow Research. New York: Springer, 2012. p. 51-64.

LANGE, Kathrin; CZERNOCHOWSKI, Daniela. Does this sound familiar? Effects of timbre change on episodic retrieval of novel melodies. Acta Psychologica, v. 143, p. 136-145, April 2013. Disponivel em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2013.03.003>. Acesso em: 29 jun. 2020.

LEHMANN, Andreas C.; SLOBODA, John A.; WOODY, Robert H. Psychology for Musicians: Understanding and Acquiring the Skills. New York: Oxford University Press, 2007.

LEVITIN, Daniel. Em busca da mente musical. In: (ORG.), B. S. I. Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006. p. 454.

LIMA, Letícia Dias de. Percepção musical e cognição: abordagem de aspectos rítmicos no treinamento auditivo. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Instituto de Artes, 2018.

LOUREIRO, Maurício Alves; PAULA, Hugo Bastos de. Timbre de um instrumento musical: caracterização e representação. Per Musi - Revista Acadêmica de Música, Belo Horizonte, v. 14, p. 57-81, jul - dez 2006. Disponivel em: <http://musica.ufmg.br/permusi/permusi/port/numeros/14/num14_cap_05.pdf>. Acesso em: 03 Novembro 2019.

MADALOZZO, Tiago. A prática criativa e a autonomia musical infantis: sentidos musicais e sociais do envolvimento de crianças de cinco anos de idade em atividades de musicalização. Curitiba: (Tese de Doutorado em Música) - Universidade Federal do Paraná, 2019.

MARVIN, Elizabeth West; BRINKMAN, Alexander. The effect of the key color and timbre on absolute pitch recognition in musical context. Music Perception: an interdisciplinary, v. 18, n. 2, p. 111-137, 2000.

MELARA, Robert D.; MARKS, Lawrence E. Interaction among auditory dimensions: Timbre, pitch, and loudness. Perception & Psychophysics, v. 48, p. 169-178, 1990.

NOGUEIRA, Marcos. A semântica do entendimento musical. In: ILARI, B. S.; ARAÚJO, R. C. D. Mentes em música. Curitiba: Ed. UFPR, 2010. p. 206.

PRIVETTE, Gayle. Peak experience, peak performance, and flow: A comparative analysis of positive human experiences. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 45, n. 6, p. 1361-1368, 1983.

RADVANSKY, Gabriel A.; POTTER, Julie K. Source cuing: Memory for melodies. Memory and Cognition, v. 28, n. 5, p. 693-699, 2000. Disponivel em: <https://link.springer.com/article/10.3758/BF03198403>. Acesso em: 04 março 2021.

SCHELLENBERG, Glenn; TREHUB, Sandra. Good pitch memory is widespread. Psychological Science, v. 14, p. 262-266, 2003.

SEDLÁR, Matin. Relationships between Flow Experience, Life Meaningfulness and Subjective Well-being in Music Students. Psychologie a jeji kontexty, v. 5, n. 1, p. 89-104, 2014.

SNYDER, Bob. Music and Memory: An Introduction. Cambridge/Londres: The MIT Press, 2000.

STOCCHERO, Mariana de Araújo. Experiências de fluxo na Educação Musical: um estudo sobre motivação. Dissertação (Mestrado - Universidade Federal do Paraná). Curitiba, p. 134. 2012.

TAUBE, Geraldo Gabriel. El timbre musical y su incidencia en la decodificación de secuencias. Revista Iberoamericana de Educación, 2006. ISSN 1681-5653.

TONI, Anderson. A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto. Curitiba: (Dissertação de Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, 2020.

TRAINOR, Laurel; WU, Luann; TSANG, Cristine. Long-term memory for music: infants remember tempo and timbre. Developmental Science, p. 289-296, 2004.

Publicado

2024-01-18

Cómo citar

Meier de Andrade, J., & Hatsue Vital Otutumi, C. (2024). A influência do timbre instrumental na percepção de melodias tonais. Revista Vórtex, 11(3), 1–29. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8209