Carinhoso de Pixinguinha para cavaquinho, por Messias Britto: idiomatismo ampliado e texturas variadas em planos musicais simultâneos

Visualizações: 155

Autores

  • Maurício Orosco Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Milhomem Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2668

Resumo

Este artigo aborda o arranjo de Messias Britto para cavaquinho solo do choroCarinhoso, de Pixinguinha, comentando suas soluções técnicas e musicais para a obtenção de planos musicais simultâneos no instrumento. Para tanto, partimos do entendimento das fases musicais no choro, pelas quais passou o instrumento visando a entender esta tendência atual, aqui representada por Messias Brito. Em seguida, analisamos alguns procedimentos idiomáticos para a obtenção de planos simultâneos no instrumento, bem como o uso estrutural destes no arranjo em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Orosco, Universidade Federal de Uberlândia

É professor de violão na Universidade Federal de Uberlândia desde 2003. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Música da UFU, orientando projetos relacionados ao violão brasileiro em temáticas ligadas í  análise, revisão crí­tica, transcrição, arranjo, composição e performance. Atua também como compositor e concertista. Atualmente integra o Quarteto Goyazes. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2043-6771. E-mail: morosco5@gmail.com

Rafael Milhomem, Universidade Federal de Uberlândia

É bacharel em violão pela UFG, especialista em Educação infantil pela ESAB e mestrando em Música pela Universidade Federal de Uberlândia, desenvolvendo pesquisa em torno do tema "Cavaquinho Polifônico". Atua como professor, compositor, arranjador e instrumentista (violão, cavaquinho e flauta). É integrante do Barok-Projekto e do Quarteto Goyazes. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1039-8791. E-mail: rmilhomem@hotmail.com

Referências

ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

BENON, Leonardo Bodstein. O estilo interpretativo de Waldir Azevedo: aspectos técnicos e expressivos. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasí­lia, 2017.

BRITTO, Messias. Cavaquinho polifônico. São Paulo: Solo independente. 2018. 1 CD (ca 35 min.).

________ . Carinhoso (Pixinguinha/João de Barro). Brasil: 2017. Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=VvFCTDpDc98&list=RDVvFCTDpDc98&start_radio=1 Acesso em: 01 de out. de 2018.

CAPLIN, William. Classical form: a theory of formal functions for the instrumental. Music of Haydn, Mozart and Beethoven. Oxford: Oxford Press, 1998.

CAZES, Henrique. Choro do quintal ao Municipal. São Paulo: Ed. 34, 1998.

GARCIA, Henrique. Método progressivo aplicado ao cavaquinho. Rio de Janeiro. [s.n.] 1ªed. 2017.

RIZZI, Celso. Música Brasileira: O Chorinho através dos tempos. E-Galáxia (edição digital). 2016.

WHITE, John. Comprehensive musical analysis. New Jersey: Scarecrow Press, 1994.

Downloads

Publicado

01.04.2019

Como Citar

Orosco, M., & Milhomem, R. (2019). Carinhoso de Pixinguinha para cavaquinho, por Messias Britto: idiomatismo ampliado e texturas variadas em planos musicais simultâneos. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2668

Edição

Seção

Artigos