pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa

Autores

  • António José Pacheco Ribeiro Conservatório do Vale do Sousa, Lousada. Universidade do Minho, CIEC, Braga.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2162

Resumo

Este artigo aborda a problemática do ensino da música em Portugal, após a sua inserção no sistema geral de ensino, e apresenta um relato de experiência desenvolvido no Conservatório do Vale do Sousa - Lousada, no âmbito do projeto pareSeres da terra. Este projeto tem como principal propósito responder às necessidades de renovação da escola de música. Neste sentido, pretende consciencializar para a necessidade de introduzir no currí­culo do Conservatório do Vale do Sousa outras tipologias musicais, ou seja, outros estilos e géneros musicais, divulgar o património musical português não erudito, sensibilizar os mais novos para a preservação da cultura musical portuguesa e solidificar o projeto de escola. Apresenta, igualmente, uma viagem retrospetiva em torno da programação levada a cabo durante estes dez anos de evento e conclui-se que pareSeres da terra representa uma proposta inovadora e de ruptura com a conceção de escola de música assente no paradigma tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António José Pacheco Ribeiro, Conservatório do Vale do Sousa, Lousada. Universidade do Minho, CIEC, Braga.

António José Pacheco Ribeiro é Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Évora e Mestre em Estudos da Criança - Especialidade de Educação Musical pela Universidade do Minho. Realizou a parte letiva do Curso de Mestrado em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro. Doutorou-se em 2013 na Especialidade de Educação Musical do Doutoramento em Estudos da Criança, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, sob a orientação da Professora Helena Vieira. O seu interesse de pesquisa centra-se no ensino artí­stico especializado da música em Portugal, área em que tem desenvolvido a sua atividade pedagógica e de investigação, e na etnomusicologia e música tradicional, áreas em que tem desenvolvido diversos projetos de interação com a sociedade. Leciona no Conservatório do Vale do Sousa, em Lousada, e no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). E-mail: antoniopacheco@ie.uminho.pt

Referências

CORREIA, Mário. Música Popular Portuguesa: um Ponto de Partida. Coimbra: Centelha MC/Mundo da Canção, 1984.

_________. A Música Tradicional na Obra de José Afonso. Cadernos de Música Popular. Lisboa: Associação José Afonso, [s/d].

CORTEZ, Sí­lvio. Vitorino: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2011.

________. Fausto Bordalo Dias: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2013.

________. José Mário Branco: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2015.

FERREIRA, Sandra; PACHECO, António. Jorge Palma: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2016.

FOLHADELA, Paulo; VASCONCELOS, António Ângelo; PALMA, Eduardo. Ensino Especializado da Música Reflexões de Escolas e de Professores. Lisboa: ME – Departamento do Ensino Secundário, 1998.

GOUVEIA et al. Educação pela Música... e para a Música – Projecto Educativo. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2006.

GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn: A Way Ahead for Music Education. London: Ashgate Publishing Limited, 2002.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Reforma do ensino secundário: documento orientador da reforma do ensino artí­stico especializado – versão para discussão pública. Lisboa: Autor, 2003.

PACHECO, António. Com Sérgio Godinho...À Terça-Feira. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2008.

_________. (Org.). um olhar cinco pareSeres. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2012a.

_________. pareSeres da terra e outras tipologias musicais. In: PACHECO, António (Org.). um olhar cinco pareSeres. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2012b. p. 7-12.

__________. O Ensino da Música em Regime Articulado. Projeto de Investigação-Ação no Conservatório do Vale do Sousa. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança – Especialidade Educação Musical). Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2013.

__________. Pedro Barroso: Vida e Obra. In: PACHECO, António (Org.). Pedro Barroso: Viva Quem Canta! Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2014. p. vii-14.

RIBEIRO, António Pacheco; VIEIRA, Maria Helena. The subsystem of specialized music education in Portugal since 1983: The process of integration into the general education system. International Journal of Music Education, 34, nr. 3, p. 311-323, 2016a.

_________. A articulação entre o ensino especializado da música e o sistema geral de ensino em Portugal: impacto actual da reestruturação de 2009. Opus, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 237-254, jun. 2016b.

SARDO, Susana. Música Popular e diferenças regionais. Mul¬ticulturalidade: Raí­zes e Estruturas, Coleção Portugal Intercultural, Lisboa, Volume I, Universidade Católica Portugue¬sa, p. 407-476, 2009.

SILVA, Augusto Santos. A educação artí­stica e a promoção das artes, na perspectiva das politicas públicas: Relatório do grupo de contacto entre os Ministérios da Educação e da Cultura. Lisboa: Ministério da Educação, 2000.

TEIXEIRA, Pedro. Grande baile. In: WORM, Maria João. Tovante. Lisboa: Edições a Bela e o Monstro, Edições LDA, 2011. p. 36-37.

_________. Adeus vida atinada. In: GOZBLAU, Alex. Xutos & Pontapés. Lisboa: Edições a Bela e o Monstro, Edições LDA, 2011. p. 36-37.

WORM, Maria João. Trovante. Lisboa: Edições a Bela e o Monstro, Edições LDA, 2011.

Legislação

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 310/83, de 1º de julho – Insere o ensino artí­stico nos moldes gerais de ensino em vigor através da reconversão dos conservatórios de música em escolas básicas e secundárias, criando as respetivas escolas superiores de música inseridas na estrutura de ensino superior politécnico.

PORTUGAL. Despacho nº 76/SEAM/85, de 9 de outubro – Aprova os planos de estudo dos cursos básico e complementar de música em regime supletivo.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 26/89, de 21 de janeiro – Cria as Escolas Profissionais.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 344/90, de 2 de novembro – Estabelece as bases da educação artí­stica no âmbito pré-escolar, escolar e extraescolar.

PORTUGAL. Portaria nº 691/2009, de 25 de junho – Cria os cursos básicos de dança, de música e de canto gregoriano e aprova os respetivos planos de estudo.

Downloads

Publicado

29.12.2017

Como Citar

Ribeiro, A. J. P. (2017). pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa. Revista Vórtex, 5(3), 1–20. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2162

Edição

Seção

Artigos