UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO A ANÁLISE DE ERROS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Authors

  • José Roberto Costa Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
  • Regina Maria Pavanello Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.168-188

Abstract

Neste artigo, apresentamos alguns resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as possibilidades de se estabelecer um processo de desenvolvimento profissional com um grupo de seis professores de Matemática pela reflexão sobre os erros de seus alunos. A investigação, de cunho qualitativo, teve como instrumentos: observação das aulas; entrevista estruturada inicial e final;
encontros com os professores ocorridos a partir de uma proposta de formação pautada na análise de erros, com troca de experiências e de reflexões sobre estes. A análise do processo de formação, com base nas falas dos professores e nos registros das aulas observadas, identificou quatro classes de fenômenos. Neste artigo discutimos uma dessas classes – entre o discurso e a ação –, que aponta o descompasso entre o que os professores dizem e o que de fato empreendem em sala de aula. A análise das entrevistas sugere que cinco participantes da pesquisa estão em processo de modificação de sua
visão sobre os erros e da ação necessária em sala de aula para tratá-los de modo mais conveniente e reflexivo. Por outro lado, a análise das aulas observadas evidenciou que metade dos professores apresentou avanços no que se refere ao tratamento diferenciado dos erros cometidos pelos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-11-19

How to Cite

Costa, J. R., & Pavanello, R. M. (2020). UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO A ANÁLISE DE ERROS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(8), 168–188. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.168-188

Issue

Section

Artigos Científicos

Most read articles by the same author(s)