Sobre a Revista

A Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM) é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), bem como ao Colegiado de Matemática da mesma universidade, Campus de Campo Mourão. . Com a RPEM, temos o propósito de divulgar pesquisas brasileiras e estrangeiras em Educação Matemática, bem como contribuir com as formações de professores que ensinam Matemática, além de outras áreas afins, buscando fortalecer esse campo de pesquisa e ensino. Convidamos a todos aqueles que comungam de nosso objetivo principal a enviar-nos seus trabalhos, para que possamos construir, juntos, mais um meio de reflexão acerca da Educação Matemática.

 

Limite de publicação anual por autor/coautor

A partir de 2021, a RPEM limitará a publicação de artigos por autores/coautores: cada autor/coautor poderá ter somente 1 (um) artigo publicado por ano. Em caso de haver números temáticos no mesmo ano, esse número poderá ser de 2 (dois) artigos, sendo 1 (um) no número temático e 1 (um) em um número de fluxo contínuo.
Caso um mesmo autor/coautor exceda esse limite em artigos aprovados, a publicação ficará para o ano seguinte, sempre respeitando a ordem cronológica de submissão.

 

Processo de Avaliação por Pares

O procedimento para avaliação empregado será duplo-cego (Double-Blind Review) e feita por 2 pareceristas externos de instituições diferentes dos proponentes do texto. Em caso de empate na indicação dos pareceres, haverá a realização de uma terceira avaliação (também em duplo-cego) que poderá ser emitida por um membro do Conselho Editorial ou avaliador externo. Ressalta-se que em todos os casos a decisão final para a aprovação é do Conselho Editorial, consultando os pareceres, respeitando-se o escopo da revista e outras questões éticas.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista não cobra taxas de processamento de artigos (APC) e oferece acesso livre, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor.
As opiniões expressadas nas publicações são de responsabilidade do autor e não necessariamente expressam a opinião da revista. Omissões e divergências de interpretação deste Edital serão dirimidas pelo Conselho Editorial e Consultivo.



 

Políticas de Plágio

A Revista Paranaense de Educação Matemática entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio para identificá-los.

  

Normas Éticas

A Revista Paranaense de Educação Matemática declara que as condutas dos pesquisadores e os posicionamentos expressos nos textos publicados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a posição da Equipe Editorial da revista. O tratamento ético das pesquisas também é de responsabilidade dos autores. A Revista Paranaense de Educação Matemática orienta que seja respeitada a Resolução número 510/2016 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa do Brasil.

 

Políticas de Originalidade

Todos os textos submetidos para a Revista Paranaende de Educação Matemática devem ser inéditos e não podem estar sendo avaliados por outros periódicos. Ao submeterem os trabalhos, os autores estão declarando a originalidade dos textos. Trabalhos que foram apresentados em eventos científicos em uma versão inicial poderão ser submetidos, desde que sejam ampliados, agregando novas contribuições. Nesses casos, os autores deverão informar na primeira página, em nota de rodapé, a publicação da versão em evento (na versão final).  

 

Política de Preservação Digital

Os arquivos digitais da revista estão armazenados em base de dados própria do períodico e da instituição da qual ele está vinculado.