O ensino de Geometria Espacial com realidade aumentada:

contribuições de um Estudo de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.100-118

Resumo

O objetivo deste texto é explicitar compreensões do professor de matemática que vivencia práticas de ensino de Geometria Espacial com Realidade Aumentada no contexto de um estudo de aula. Trata-se de uma discussão feita a partir de um recorte dos dados de pesquisas em que se investiga a constituição de conhecimento matemático, do professor e do aluno, com Realidade Aumentada. Para a análise das possibilidades de ensinar com Realidade Aumentada constituiu-se um grupo com cinco professores de matemática da rede de ensino pública estadual paulista. Nesse grupo se realizou encontros para preparar as etapas do estudo de aula. Na experiência destacada no texto se traz parte do vivido no planejamento, realização e discussão de uma aula de Geometria Espacial para alunos de 9º ano do ensino fundamental. A postura assumida na condução das ações e na análise dos dados é a qualitativo-fenomenológica. Nos resultados, os aspectos evidenciados pelos professores apontam dificuldades e aprendizagens dos alunos, modos de, com a Realidade Aumentada, se favorecer a visualização das construções explorando possibilidades para avançar nos estudos da Geometria Espacial.

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Biografia do Autor

Carolina Cordeiro Batista, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduada em Licenciatura em Matemática (2015) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Guaratinguetá. Possui mestrado (2017) e doutorado (2021) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus de Rio Claro. Atualmente é pós-doutoranda na UNESP/Campus de Guaratinguetá, bolsista de Pós-Doutorado Junior do CNPq.

Rosa Monteiro Paulo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 1984). Possui mestrado (2001) e doutorado (2006) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. Atualmente é professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro. Professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá, UNESP.

Natália Pedroso Lemes Eufrasio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Guaratinguetá.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Cordeiro Batista, C., Monteiro Paulo, R., & Pedroso Lemes Eufrasio, N. (2023). O ensino de Geometria Espacial com realidade aumentada: : contribuições de um Estudo de Aula. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 100–118. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.100-118