Lesson Study e o pensamento algébrico na formação continuada de professoras dos primeiros anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.58-81

Resumo

Dada a inserção da unidade temática "Álgebra" nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), analisamos uma experiência de formação continuada com professoras que ensinam Matemática em uma escola pública em 2019 e 2021. Para este fim, com uma abordagem de natureza qualitativa, o trabalho de campo transcorreu no contexto de um grupo de estudos centrado no ambiente escolar em que implementamos o ciclo formativo Lesson Study para planejamento, validação, desenvolvimento e reflexão sobre os processos empreendidos em turmas de 1º, 2º e 3º ano. Mobilizamos, no referencial teórico, aspectos da compreensão dos estudos de aula como sendo uma metodologia de formação de professores que possibilita resultados mais assertivos, ao passo que coloca o professor em movimento de reflexão sobre sua ação e oportuniza ampliação do conhecimento especializado. Definimos pensamento algébrico como sendo um tipo específico de raciocínio matemático que envolve, principalmente, a generalização de ideias/propriedades matemáticas em tarefas que visam reconhecer padrões, sequências etc. Sobre os resultados, frente a proposta vivenciada no horário de Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) na escola, concluímos que a contribuição central reside no fato de que essa metodologia proporciona, ao professor que ensina Matemática, uma cultura de planejamento coletivo de forma crítica em um contexto de aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional, uma vez que o coloca em direção de reflexão sobre si e sobre o outro com olhar investigativo.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente Permanente dos seguintes Programas: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), ambos da UFSCar; e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

 

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matem´ática" do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestra em Educação pelo PPGE/UFSCar e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora Titular Sênior do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de SãoCarlos (UFSCar). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar). 

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Ciríaco, K. T., Silva, D. A., & Passos, C. L. B. (2023). Lesson Study e o pensamento algébrico na formação continuada de professoras dos primeiros anos. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 58–81. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.58-81