Uma adaptação da Lesson Study:

contribuições à formação inicial de professoras de Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.368-385

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e refletir a respeito do ciclo formativo realizado no ano letivo de 2021, com cinco alunas do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu, matriculadas na disciplina de Estágio Supervisionado II e busca responder a seguinte indagação: “Como uma adaptação da Lesson Study (LS), que é considerada um contexto formativo pautado na colaboração e na reflexão, auxilia a Formação Inicial de professores de Matemática na disciplina de Estágio Supervisionado II, no constituir-se ‘Professor’?”. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, valendo-se dos seguintes instrumentos e procedimentos à obtenção dos dados: observação participante, narrativas e vídeo-gravação da intervenção junto às alunas, futuras professoras de Matemática, à época, no ano letivo de 2021 (ano civil de 2021/2022). Após a experiência vivenciada pelas futuras professoras de Matemática, foi possível perceber que embora tenha sido realizada uma adaptação da Lesson Study, enquanto contexto formativo na/para a Formação Inicial, a mesma representa uma possibilidade a esse complexo trabalho de formar professores protagonistas de suas próprias práticas, além disso, alguns conhecimentos necessários ao ensino foram evidenciados e pelas alunas citados enquanto aprendidos, tais como: o conhecimento do conteúdo específico de Matemática; o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento do currículo. Foi possível identificar que as aprendizagens propiciadas por esta adaptação da Lesson Study, cuja colaboração e reflexão fizeram-se presentes, contribuíram para a constituição da identidade profissional, uma vez que as licenciandas refletiram sobre “o ser professor” de Matemática e ressaltaram a importância do grupo nesse processo de reflexão coletiva e individual.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Bezerra, R. C., & Caetano, R. S. (2023). Uma adaptação da Lesson Study:: contribuições à formação inicial de professoras de Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 368–385. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.368-385