MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DOS PROGRAMAS PROFISSIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UTFPR QUE TRATAM DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um panorama de produtos educacionais que utilizam as Tecnologias Digitais no ensino de Matemática, direcionados ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio, produzidos nos Programas de Mestrado Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no período de 2017 a 2021. Nesta direção, realizamos uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento inventariante um mapeamento sistemático. A pesquisa ocorreu no mês de março de 2021 nos repositórios institucionais da UTFPR. Primeiramente, no site da instituição, identificamos os programas profissionais que tratavam do objeto em estudo. Na sequência, investigamos os endereços específicos das produções acadêmicas destes programas e após aplicação dos protocolos de pesquisa, obtivemos o retorno de 15 produtos educacionais. Após a leitura flutuante e fichamento das dissertações e dos produtos, os categorizamos em quatro focos temáticos, que são: sequências didáticas, objetos de aprendizagem, sites educacionais e oficinas. Os resultados apontam para a relevância dos produtos educacionais pois apresentam possibilidades de uso pedagógico das tecnologias digitais aliadas aos processos educacionais de Matemática, podendo o professor adequá-los conforme o seu contexto escolar. Por fim, frisamos que esta metodologia é flexível podendo ser readaptada por outros pesquisadores, acarretando dados diferentes dos apresentados neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTONI, N. R. M. Robótica educacional no ensino de matemática: como os conteúdos se fazem presentes. 2020. 67f. Produto Educacional de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24346. Acesso em: 05 mar. 2021.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 5ª ed, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de Área 46. Área de Ensino. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Relatório de Avaliação Quadrienal. 2017.

CARDOSO, M. G. Mapas e contornos: caminhos para o ensino de Estatística no RStudio. 2019. 15f. Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio/Londrina, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4704. Acesso em: 05 mar. 2021.

COUTINHO, D. M. Atividades para ensinar multiplicação e divisão de polinômios. 2019. 24f. Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio/Londrina, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4024. Acesso em: 05 mar. 2021.

CRUZ, F. M. (2017). Tecnomatemática: site como ferramenta tecnológica para o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental. 2017.129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2999. Acesso em: 05 mar. 2021.

CURCI, A. P. F. Contribuições ao Ensino de Geometria por meio da criação de Objetos de Aprendizagem. 2017. 110f. Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio/Londrina, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3039. Acesso em: 05 mar. 2021.

DOMINGUES, M. A. F. G. Livro interativo de Realidade Aumentada para o Ensino de Estatística. 2019. 18f. Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio/Londrina, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701. Acesso em: 05 mar. 2021.

ELIAS, A. P. J. A. Possibilidades de utilização de smartphones em sala de aula: construindo aplicativos investigativos para o trabalho com equações do 2º grau. 2018. 44f. Produto Educacional de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3897. Acesso em: 05 mar. 2021.

FIORENTINI, D. Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu. pp. 1-17. 2002. Disponível em: http://25reuniao.anped.org.br/encomendados/mapeamentobalancogt19.doc. Acesso em: 15 fev. 2021.

FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G. S.; CRECCI, V. M.; LIMA, R. C. R.; COSTA, M. C. O professor que ensina Matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: Fiorentini, D. et al. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 - 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016. pp. 17-41.

GOMES, L. F. Afinal, como surgiram as Geometrias não euclidianas? 2017.30f. Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio/Londrina, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2404. Acesso em: 05 mar. 2021.

GROSS, G. F. S. Robótica Educacional nas Escolas de Campo. 2020. 41f. Produto Educacional de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24363. Acesso em: 05 mar. 2021.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus. 2012.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2ª ed., 2010.

MACIEL JUNIOR, P. F. Uma proposta de estudo da autonomia docente de professores de Ciências e de Matemática em exercício. 2017. 150f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2884. Acesso em: 05 mar. 2021.

MORAIS, D. A. M. Desmistificando a Matemática por meio da Estatística. 2017. 33f. Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio/Londrina, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3047. Acesso em: 05 mar. 2021.

MOTTA, M. S.; BASSO, S. T. L.; KALINKE, M. A. Mapeamento sistemático das pesquisas realizadas nos programas de mestrado profissional que versam sobre a aprendizagem matemática na educação infantil. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, 4 (3), p. 204-225, 2019.

MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A.; CURCI, A. P. F. Um produto educacional para orientar a criação de objetos de aprendizagem Matemática no software de programação Scratch. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, 9(1), p. 238-251, 2019.

MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F. Mapeamento das dissertações que versam sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de Física. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 3, n. 3, p.65-85, set/dez. 2018.

NESI, T. L. Objeto de Aprendizagem “Descobrindo Comprimentos” versão 2.0. 2018. 56f. Produto Educacional de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3764. Acesso em: 05 mar. 2021.

PEREIRA, F. H. Um estudo sobre o ensino de geometria com o uso da FARMA. 2018. 76f. Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio/Londrina, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3441. Acesso em: 05 mar. 2021.

PETERSEN, K.; FELDT, R.; MUJTABA, S.; MATTSSON, M. Systematic mapping studies in software engineering. In: International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering. EASE’08, Bari, Itália. 2008. Disponível em: http://www.robertfeldt.net/publications/petersen_ease08_sysmap_studies_in_se.pdf. Acesso em: 05 fev. 2021.

SILVA, A. I. da. Trabalhando Matemática com o Scratch. 2020. 55f. Produto Educacional de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4829. Acesso em: 05 mar. 2021.

SILVA, J. A. B. O Objeto de Aprendizagem - O skate e a Trigonometria. 2018. 39f. Produto Educacional de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3892. Acesso em: 05 mar. 2021.

SILVA, S. C.; INOCÊNCIO, A. C. G.; COSTA, H. A.; PARREIRA JÚNIOR, P. A. Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre a Utilização de Learning Management Systems na Educação Básica. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Brasília, DF. p. 899-908, 2019. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8590/6151. Acesso em: 05 fev. 2021.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR). Produtos educacionais do PPGMAT. Cornélio Procópio e Londrina. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1LrADeDrAzeT9V7E60bz5gVy99z6nXfZA/view. Acesso em 05 mar. 2021.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT). Ponta Grossa. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/ppgmodelo. Acesso em 05 mar. 2021.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT). Cornélio Procópio e Londrina. Disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-mat. Acesso em 05 mar. 2021.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR). Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET). Curitiba. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet/home. Acesso em 05 mar. 2021.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR). Repositório Institucional da UTFPR (RIUT). Curitiba. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui. Acesso em 05 mar. 2021.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR). Site Institucional. Cursos: mestrado e doutorado. Curitiba. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado#b_start=0. Acesso em 05 mar. 2021.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Políticas de tecnologia na educação no Brasil: Visão histórica e lições aprendidas. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. v. 28, n.94, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4295. Acesso em: 30 mar. 2021.

Downloads

Publicado

06-06-2022

Como Citar

Loss, T., Mocrosky, L. F. ., Hussein, F. R. G. e S. ., & Motta, M. S. . (2022). MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DOS PROGRAMAS PROFISSIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UTFPR QUE TRATAM DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11(24), 421–441. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6704

Edição

Seção

Artigos Científicos