O USO DA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA APÓS FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Eloisa Rosotti Navarro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Marco Aurélio Kalinke Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR
  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR
  • Marcelo Souza Motta Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.7-26

Resumo

A inserção de novas tecnologias digitais em processos educacionais é uma ação constante e atual. As lousas digitais se enquadram entre as novidades tecnológicas que estão sendo inseridas nas escolas brasileiras e que precisam ter suas compreensões ampliadas. Para colaborar com esta discussão, desenvolveu-se uma pesquisa de mestrado acadêmico na qual foi oferecida formação continuada para professores de uma escola pública e, na sequência, acompanhou-se as aulas dos professores de Matemática, para verificar que tipos de uso destas lousas foram implementados. Foram
acompanhadas treze aulas, ministradas por três professores e pôde-se perceber que os usos realizados das lousas digitais podem ser agrupados em três grandes categorias, a saber: apresentação interativa; exploração de atividades interativas e criação de atividades interativas. Percebeu-se, ainda, que é preciso adaptar as estruturas físicas das escolas para o uso da lousa digital nos processos educacionais e que essa tecnologia pode contribuir para a inserção da linguagem digital interativa e de atividades que privilegiem a interação e a interatividade nas aulas de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

Navarro, E. R., Kalinke, M. A., Mocrosky, L. F., & Motta, M. S. (2020). O USO DA LOUSA DIGITAL EM AULAS DE MATEMÁTICA APÓS FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(16), 7–26. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.7-26

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)