UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA REDE ESTADUAL DO PARANÁ NOS ANOS DE 2015 A 2018

Autores

  • Silvana Gogolla de Mattos Universidade Federal do Paraná (PPGECM/UFPR)
  • Evandro Alberto Zatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Renata Oliveira Balbino Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marco Aurélio Kalinke Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.153-173

Resumo

Este trabalho visa identificar as tendências relativas ao uso de tecnologias digitais exploradas nos cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR), no período compreendido entre os anos de 2015 a 2018, durante o desenvolvimento dos projetos Conectados e Conectados 2.0. Para desenvolver este trabalho, optamos por realizar uma
investigação de cunho qualitativo, embasada em estudos teóricos e reflexivos. A partir da análise dos relatórios desses projetos, foi possível identificar que houve ampliação do parque tecnológico das
escolas participantes dessa rede de ensino. Para além disso, algumas modificações das práticas pedagógicas no que se refere à cultura digital, foram relatadas por profissionais da educação que
participaram dos projetos. Os resultados deste estudo evidenciam a diversidade de recursos tecnológicos adotados, mas também revelam uma lacuna a ser explorada: a oferta de mais cursos de
formação continuada que apresentem propostas metodológicas com a utilização de diferentes recursos tecnológicos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-01-2021

Como Citar

Mattos, S. G. de, Zatti, E. A., Balbino, R. O., Mocrosky, L. F., & Kalinke, M. A. (2021). UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA REDE ESTADUAL DO PARANÁ NOS ANOS DE 2015 A 2018. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 153–173. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.153-173

Edição

Seção

Artigos Científicos