CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA UMA ESTUDANTE CEGA

Autores

  • Mayra Darly da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.306-330

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que buscou analisar conhecimentos mobilizados por uma professora que ensina matemática no 2º ano do Ensino Fundamental, em situações de planejamento e realização de aula, a partir da utilização de um material manipulável para o ensino de sólidos geométricos para uma estudante cega. Com base em Ball, Thames e Phelps (2008), que discutem conhecimentos específicos de Matemática (comum; especializado; e horizonte curricular) e conhecimentos pedagógicos (conteúdo e ensino; conteúdo e estudante; e conteúdo e currículo),
analisamos o planejamento e a aula da professora. No planejamento, ela propôs atividades recomendadas apenas para anos posteriores de escolarização, expressando assim fragilidades no Conhecimento do Conteúdo e do Currículo, e no Conhecimento Horizonte do Currículo. Sobre o tetraedro e o hexaedro durante a aula a professora mobilizou o Conhecimento Comum do Conteúdo,
Conhecimento do Conteúdo e do Estudante, Conhecimento do Conteúdo e do Ensino e Conhecimento do Conteúdo e do Currículo. Contudo, sua abordagem sobre o octaedro, apresentou fragilidades em relação ao Conhecimento Comum do Conteúdo levando-a a disponibilizar informações incoerentes à estudante. Entendemos que a formação docente deve abarcar conhecimentos do conteúdo e pedagógicos do conteúdo, pois fragilidades nesses domínios podem comprometer processos de ensino e de aprendizagem.

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Publicado

22-01-2021

Como Citar

Silva, M. D. da, Carvalho, L. M. T. L. de, & Pessoa, C. A. dos S. (2021). CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA UMA ESTUDANTE CEGA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 306–330. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.306-330

Edição

Seção

Artigos Científicos

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