SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES-TUTORES AOS SEUS (NÃO)SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.133-158

Palavras-chave:

Docência universitária. Saberes profissionais. Saber didático-pedagógico. Problem-Based Learning

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que objetivou compreender quais são os saberes didático-pedagógicos mobilizados por tutores no método Problem-Based Learning (PBL) do curso de Engenharia de   Computação de uma universidade pública baiana. A seguinte questão subsidiou o   processo investigativo: qual repertório de saberes didáticos e pedagógicos são mobilizados por professores-tutores de uma universidade baiana no processo de mediação didática no método PBL? Os dados foram coletados por meio de casos de ensino e questionários aplicados a oito professores-tutores. Os resultados apontam   que os saberes dos participantes é frágil, pois a maioria diz não ter formação sobre esses aspectos, o que reverbera em exercício docente intuitivo no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Aline Daiane Nunes Mascarenhas

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia (UEFS, 2006), Especialização em Educação Especial (UEFS, 2008), Mestre pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Doutorado pela UFBA (2015). Atualmente é docente na Universidade Estadual da Bahia, Campus V no colegiado de História. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, Didática e formação de professores; escolarização em enfermarias pediátricas e Educação Inclusiva. Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História, Campus V/UNEB. Pesquisadora no projeto Interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores, parceria interinstitucional UFPE/UNEB.

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo