Os jogos digitais para o desenvolvimento da consciência fonológica na alfabetização: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luciana Augusta Ribeiro do Prado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.433-452

Resumo

A utilização de jogos digitais na alfabetização é uma estratégia que possibilita agregar o lúdico ao ensino, contribuindo com a mobilização do estudante para o seu aprendizado. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de mapear artigos que abordam os jogos digitais e o desenvolvimento da consciência fonológica na alfabetização, por meio da realização de uma revisão sistemática de literatura. O propósito desse levantamento foi identificar quais jogos digitais foram utilizados, descrever os procedimentos adotados para o seu uso e sistematizar os resultados descritos. A busca foi realizada nas bases PROQUEST, Pubmed, ScienceDirect, Scopus, Web of Science, Google Acadêmico, SBGames e SJEEC, combinando os termos consciência fonológica e jogos digitais, bem como seus correlatos. A seleção foi pautada em critérios de inclusão e exclusão, resultando em 14 artigos. Os resultados revelam que a maior parte dos artigos faz uso de métodos experimentais, prevendo grupo experimental e controle, e possuem uma abordagem quantitativa. O conjunto de resultados sistematizado evidencia que o uso dos jogos digitais pode contribuir com a alfabetização, principalmente quando são utilizados jogos que envolvem intencionalmente a consciência fonológica e o método fônico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo