Contribuições interdisciplinares de psicopedagogia e fonoaudiologia na potencialização de funções executivas superiores em crianças com transtornos de aprendizagem

Autores

  • Áurea Alves Guimarães Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Carolina Lisbôa Mezzomo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Janice Vidal Bertoldo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.462-481

Resumo

Quando se trata de intervenções psicopedagógicas em interface com intervenções fonoaudiológicas e, mais ainda, quando se refere sobre a interferência no desenvolvimento e aprendizado de crianças diagnosticadas com algum dos transtornos de aprendizagem, o trabalho com as funções executivas superiores (FES) é essencial. Assim, este artigo trata das definições e conceitos das FES e sobre o impacto dessas nos transtornos de aprendizagem, referentes aos papéis, funcionalidades e interferências no processo de aprendizagem de crianças, como também, as contribuições da psicopedagogia e da fonoaudiologia no fortalecimento e estímulo das FES em crianças com algum transtorno de aprendizagem. Como metodologia, o artigo traz a pesquisa de revisão narrativa. Essa categoria de artigos se caracteriza por serem publicações amplas, a fim de discutir sobre determinado assunto, sob o ponto de vista teórico ou contextual. Conclui-se que a psicopedagogia e a fonoaudiologia contribuem adequadamente e de forma significativa, complementar, ao processo de estímulo e desenvolvimento das funções executivas em crianças com transtorno de aprendizagem.

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Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo