Jogos digitais na aquisição de uma língua estrangeira: uma revisão de literatura

Autores

  • Mariana Carreira Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.50-68

Resumo

O artigo consiste em uma revisão de literatura realizada nas bases de dados Periódicos da CAPES, ERIC e Science Direct para seleção e análise de estudos publicados entre 2009 e 2018, com o objetivo de identificar pesquisas empíricas acerca do uso de jogos digitais com crianças no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. O resultado inicial das primeiras buscas com filtro resultou em 1238 textos em português e inglês, após leitura dos títulos, resumo e palavra-chave foram selecionados 12 para leitura na íntegra e a filtragem por critérios de inclusão e exclusão resultou na análise de 10 textos. A partir disso, foi possível descrever contribuições e limitações encontradas, os métodos utilizados nas pesquisas e as habilidades linguísticas desenvolvidas por meio da interação com jogos digitais. Os trabalhos selecionados reforçam que os jogos digitais têm o potencial que contribuir significativamente para a aprendizagem de um segundo idioma, sendo as habilidades linguísticas de recepção as mais trabalhadas por eles. Ressalta-se, ainda, que são necessárias mais pesquisas acerca desse tema e o aprofundamento sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem que ele proporciona.

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Publicado

2020-10-21

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo