Educação 3.0, complexidade e transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias

Autores

  • Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Barbra Sabota Sabota Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.10.160-184

Resumo

Para além da introdução de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino, é preciso repensar a escola e suas concepções. Este artigo discute a Educação 3.0 a partir de uma revisão de literatura e aponta o pensar complexo e transdisciplinar como base paradigmática para pensar uma educação outra, mais ampla, dinâmica e contextualizada, distinta do modelo individualista e transmissivo hegemônico. Trata-se de um estudo teórico realizado a partir da revisão de literatura disponível na internet e indexada no Google Acadêmico. Corrobora a urgência de transgredir fronteiras e reelaborar os modelos educacionais frente ao mundo contemporâneo. A complexidade e a transdisciplinaridade propõem mudanças profundas na educação. A Educação 3.0 aponta para uma escola crítica, adequada aos alunos atuais, incorporando tecnologias digitais e a formação para o trabalho. Trata-se de reconfigurar o sentido e os modos de ser da escola.

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Publicado

2020-10-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo